Aos 15 anos (e em pares), Matilde Jorge estreia-se a vencer torneios do circuito ITF

André Ferreira/Federação Portuguesa de Ténis

Matilde Jorge tem apenas 15 anos mas já está a construir um percurso digno de destaque e este sábado adicionou mais uma página inesquecível ao início da carreira, ao sagrar-se campeã de pares do Santarém Ladies Open.

O torneio internacional organizado pela terceira vez consecutiva pelo Clube de Ténis de Santarém foi apenas o quarto que a jovem vimaranense disputou, mas em singulares já tinha demonstrado que apesar do curto historial não entra em campo só para ganhar experiência e foi ainda mais esclarecedora em singulares. Na final deste sábado, que jogou ao lado da espanhola Celia Cervino Ruiz, derrotou a também portuguesa Sara Lança e a russa Ekaterina Shalimova, por 6-3 e 6-2.

O primeiro break do encontro verificou-se ao sétimo jogo do parcial inaugural e a partir daí a final foi sempre dominada pela dupla ibérica, que voltou a ganhar um jogo no serviço das adversárias para fechar o set e foi novamente feliz logo no arranque do segundo.

Nas últimas semanas, Matilde Jorge já tinha estado em destaque no circuito nacional ao sagrar-se campeã de sub 16, sub 18, vice-campeã absoluta de singulares pela primeira vez e campeã de pares pela segunda, ao lado da irmã Francisca Jorge.

Tal como a compatriota, também Sara Lança disputou pela primeira vez uma final no circuito internacional.

Se em pares houve razões de festa para o ténis português, em singulares os dois encontros das meias-finais ditaram derrotas de jogadoras lusas: Maria Inês Fonte perdeu para Almudena Sanz-Llaneza Fernandez por 6-1 e 7-6(8) — ainda dispôs de dois pontos para levar o encontro à terceira e decisiva partida — e Inês Murta foi afastada por Maria Gutierrez Carrasco, que venceu com os parciais de 6-1 e 6-3.

Total
0
Shares
Total
0
Share