Sorteio do Angogerman Oeste Ladies Open “sorri” às representantes portuguesas

Fotografia: André Ferreira/Federação Portuguesa de Ténis

CALDAS DA RAINHA Francisca Jorge, Inês Murta e Maria Inês Fonte com adversárias acessíveis dentro das possibilidades, que incluíam uma ex-campeã do Estoril Open e várias jogadoras do top 200.

Depois de dois dias dedicados à fase de qualificação, os primeiros encontros dos quadros principais do Angogerman Oeste Ladies Open começam a jogar-se esta terça-feira. E a verdade é que o sorteio foi bastante favorável às três tenistas portuguesas que vão entrar em ação fruto de wild cards atribuídos pela organização.

Número um portuguesa, 524.ª WTA e 36.ª ITF, Francisca Jorge vai estrear-se em torneios internacionais de 60.000 dólares frente a Karin Kennel, tenista de 24 anos que ocupa o 626.º lugar do ranking (é a 130.ª na tabela da ITF) e ultrapassou a fase de qualificação. Uma das adversárias que a suíça deixou pelo caminho durante os primeiros dias de prova foi Sara Neto (6-2 e 6-1), triunfo a que deu seguimento com a vitória por 6-3 e 6-3 a Olga Parres Azcoitia na ronda de acesso ao quadro.

A tenista vimaranense, que este fim de semana conquistou pela terceira vez consecutiva o título de campeã nacional de singulares e pela quarta o de campeã de pares, está na metade superior do quadro e em caso de vitória pode defrontar Jessika Ponchet, sétima pré-designada e 202.ª do ranking.

Na mesma metade da grelha está também Inês Murta. A número dois portuguesa está recuperada da lesão que a afastou da competição nas últimas semanas e vai estrear-se no Angogerman Oeste Ladies Open frente a uma jogadora que já entrou em ação esta semana… E até perdeu: Olga Parres Azcoitia (867.ª), que foi derrotada na última ronda do qualifying e repescada na condição de lucky loser.

Se for bem sucedida, a jogadora algarvia pode vir a medir forças com a primeira cabeça de série na segunda eliminatória. Kaia Kanepi (que já foi número 15 do mundo) é a grande candidata à vitória no torneio e tem como adversária Valentini Grammatikopoulou (228.ª).

Maria Inês Fonte é a única portuguesa na metade de baixo do quadro. Aos 17 anos, a maiata também vai jogar pela primeira vez um torneio internacional dotado de 60.000 dólares em prémios monetários e defronta Ainhoa Atucha Gomez na primeira ronda. A espanhola ultrapassou a fase de qualificação (na primeira ronda derrotou Beatriz Paciletti da Costa) e é a atual 762.ª posicionada na tabela feminina.

Infelizmente, nem tudo são boas notícias: de fora da edição inaugural do Angogerman Oeste Ladies Open acabaram por ficar Heather Watson e Yanina Wickmayer, duas das cabeças de cartaz do torneio que à última hora optaram por não viajar.

Ainda assim, o quadro principal de singulares conta com a presença de seis jogadoras do top 200 e muitas outras que, não fazendo parte desse grupo “de luxo”, prometem animar e de que maneira a ação no Complexo Municipal de Ténis das Caldas da Rainha. São os casos de Cristina Bucsa, Ylena In-Albon e Eden Silva, mas não só.

Da comitiva portuguesa, apenas Maria Inês Fonte vai a jogo em singulares na terça-feira — a jogadora do Centro de Alto Rendimento disputa o último encontro do dia (nunca antes das 16h30) no court principal. Sara Lança (com Ekaterina Shalimova), Francisca Jorge (ao lado de Olga Parres Azcoitia) e Inês Murta (e Karin Kennel) jogam todas em pares — ficando a faltar apenas a estreia de Ana Filipa Santos, com Almudena Sanz-Llaneza Fernandez.

Total
0
Shares
Total
0
Share