Um, dois, três: Francisca Jorge campeã nacional absoluta pelo terceiro ano consecutivo

André Ferreira/Federação Portuguesa de Ténis

FUNCHAL — Pelo terceiro ano consecutivo, Francisca Jorge é a campeã nacional absoluta. Depois de vencer em Sintra e no Porto, a número um portuguesa conquistou o título na Quinta Magnólia, no Funchal — e pela primeira vez em piso rápido.

Numa final histórica entre irmãs, Francisca Jorge, de 19 anos, derrotou Matilde Jorge, de 15, em dois sets, parciais de 6-3 e 6-0.

Frente a frente pela segunda vez na história do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto mas primeira no que a finais diz respeito, as jovens vimaranenses tiveram de esperar cerca de quatro horas pelo começo do encontro, uma vez que o mau tempo decidiu aparecer pela primeira vez e condicionar significativamente a derradeira jornada do torneio.

Quando chegou a hora de ir finalmente a jogo, Francisca Jorge — que é a melhor tenista lusa da atualidade e a 524.ª no ranking WTA — conseguiu apresentar-se de forma bastante segura do início ao fim. E nem um começo mais disputado, em que mesmo assim esteve desde cedo na frente por um break, travou a investida da detentora do troféu, que somou a terceira vitória em três encontros em parciais diretos.

A vitória na Quinta Magnólia traduz-se na terceira consecutiva de Francisca Jorge no torneio: em 2017, a vimaranense sagrou-se campeã na Beloura Tennis Academy (Sintra) com uma vitória sobre Maria João Koehler numa edição que na variante masculina foi ganha pelo também vimaranense João Sousa; depois, em 2018, foi até ao Clube de Ténis do Porto defender o título com sucesso ao derrotar Maria Inês Fonte; e agora, em 2019, ergue pela primeira vez o troféu de campeã depois de uma semana em piso rápido, superfície em que o torneio não se disputava desde o ano de 2005.

Mas engane-se quem pense que a tarefa está concluída: é que para além da final de singulares, Francisca Jorge e Matilde Jorge têm a decisão de pares para disputar. Atuais detentoras do título, as duas vão defrontar Maria Inês Fonte e Ana Filipa Santos na luta pelo título.

Última atualização às 17h29.

Francisca Jorge vs. Matilde Jorge, final feminina do Campeonato Nacional Absoluto:

Publicado por Raquetc em Sábado, 21 de setembro de 2019

Total
0
Shares
Total
0
Share