Francisco Cabral: “Estava bastante nervoso e agora muito feliz e acredito nas minhas possibilidades “

Fotografia: André Ferreira/Federação Portuguesa de Ténis

FUNCHAL — Depois de 2015 e 2016, Francisco Cabral vai disputar mais uma final do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. O jovem portuense de 22 anos levou a melhor num duelo entre colegas de treino para marcar encontro com Frederico Gil, o primeiro cabeça de série.

Na análise ao duelo desta sexta-feira, em que derrotou Tiago Cação por 6-4 e 6-4, Francisco Cabral admitiu o grande nervosismo com que entrou dentro do campo. “Sinceramente, antes do jogo estava mesmo bastante nervoso. O Tiago ultimamente tem feito bons resultados, está à minha frente e tem-me ganho, tinha um ascendente sobre mim mas sabia que ele também ia estar nervoso. Treinamos juntos todos os dias, hoje fomos os dois para dentro do campo, batalhámos e eu felizmente saí por cima.”

Para a vitória, o tenista da cidade do Porto — que viajou para Lisboa muito cedo para integrar a equipa do Centro de Alto Rendimento — destacou dois momentos como fundamentais para conseguir sair do campo com a vitória.

“No primeiro set sofri um break em que senti que foi um pouco por culpa própria, porque falhei um voley mesmo em cima da rede e depois também uma direita. Estava 4-1 mas senti que o jogo estava disputado, também podia estar 3-2 para mim ou para ele. Nessa altura tentei manter-me concentrado, agarrado ao encontro e a lutar por cada ponto e felizmente consegui devolver o break e lutar para vencer o set. Já no segundo foi muito importante segurar o serviço quando estava a perder por 3-2, porque sentia-o claramente a subir o nível e pensei que se ele me fizesse ali o break eu dificilmente teria a oportunidade de voltar a lutar”, analisou.

“Sabia da importância de lhe criar um bocadinho de instabilidade na resposta porque isso ia fazer com que ele não ganhasse muito ritmo e ia para os jogos de serviço sabendo que os tinha de ganhar. Acho que isso lhe criou essa instabilidade e estou muito contente por este campeonato estar a correr bem outra vez depois de dois anos que não foram tão bons”, acrescentou o atual número 1019 do ranking ATP, que recebeu um wild card para o quadro principal.

Na final, Francisco Cabral vai ter como adversário Frederico Gil. E na abordagem ao encontro lembrou que “a única vez em que lhe ganhei foi precisamente no Campeonato Nacional, nesse ano em que atingi a minha primeira final. Desde aí perdi sempre mas amanhã vou entrar em campo pronto para mais uma batalha e vou estar lá para ganhar”.

Taticamente, sabe que vai ter pela frente um jogador que “responde bem, gosta dos pontos um bocadinho mais longos e fisicamente está muito forte. Ultimamente ele tem jogado muito com a resposta em slice, tenta usar o slice curto para depois agarrar com a direita e aí fica complicado de sair a jogar porque ele cobre muito bem o campo desse lado. É difícil de ler mas sinceramente acredito nas minhas hipóteses”, concluiu.

A final de singulares masculinos do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto está marcada para as 15 horas deste sábado e vai ser transmitida em direto no Facebook do Raquetc.

Total
0
Shares
Total
0
Share