11 portugueses vencem no segundo dia do Mundial Individual de Veteranos

Fotografia: Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis 2019

Jamor, OEIRAS — O segundo dia do Campeonato do Mundo Individual de Veteranos ficou marcado pelas vitórias de 11 jogadores portugueses, que entre o Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras, e o Clube Internacional de Foot-Ball (CIF), em Lisboa, avançaram para a segunda ronda nos vários quadros que compõem aquela que é a maior edição de sempre do torneio.

Antiga campeã nacional de veteranos, Isabel Cunha de Eça foi quem mais se destacou: no Estádio Nacional, em Oeiras, a jogadora portuguesa somou a grande vitória do dia ao derrotar a 10.ª cabeça de série e número 12 mundial, Karien Theeuwes (da Holanda), por 6-2, 5-7 e 7-5 para avançar à segunda eliminatória da categoria de +60.

Ainda no mesmo escalão, Maria Carmo Santos derrotou a finlandesa Heli Petaja (6-2 e 6-2) e Marilia Madeira-Pinto superou a neozelandesa Jeanette Elley (6-2 e 6-3). Para trás ficaram Ana Carlota Meirelles, Carmina Azevedo, Teresa Simões e Maria José Rosa Justo Barata Inácio.

Já na categoria de +55, quem seguiu em frente foi Luísa Gouveia. A ex-número 3 mundial e atual 25.ª confirmou o estatuto de 16.ª cabeça de série ao derrotar a francesa Isabelle Labadie, por 6-3 e 6-2. Conceição Vinha, Ann Lydia Amos Fernandes, Ana Amaro e Paula Zóio não conseguiram superar a eliminatória inaugural.

Por fim, no escalão de +50, o triunfo do dia pertenceu a Deolinda Duarte, que com os parciais de 6-2 e 6-1 derrotou a alemã Sabine Henn para se juntar a Isabel Pinto no restrito grupo de portuguesas apuradas para a fase seguinte. Paula Cabral, Paula Silvestre, Ana Chaparreiro e Paula Falcão foram todas eliminadas.

Nos quadros masculinos, o destaque do dia foi a vitória de Nuno Delfino. Na categoria +50, o português levou a melhor numa batalha de três horas contra o argentino Rafael Collomb, vencendo por 6-2, 1-6 e 6-3 depois de estar a perder por um break na terceira e decisiva partida. No mesmo quadro, Pedro Martins derrotou Emmanuel Egbeama por 7-5 e 6-4, Vasco Graça levou a melhor sobre Juan Gamez por 6-1 e 6-3 e Carlos Santos impôs-se contra Sudhir Gothe por 6-2 e 7-6(4) e ainda se tornou no primeiro português a chegar à terceira ronda, ao beneficiar de um walkover por parte de Henrik Holm, sueco que era o sexto pré-designado.

No quadro de +55, o campeão nacional absoluto Paulo Travassos não deu hipóteses ao sueco Harald Kjessler e venceu por 6-1 e 6-0, enquanto António Vargas derrotou Alberto Campi por 6-2 e 6-0. João Freitas e João Mendonça dos Reis perderam na primeira ronda.

Por último, no escalão de +60 Rui Marques deu continuidade à boa campanha feita na fase de qualificação e derrotou o brasileiro Nelson José Tartarelli Germann por 6-2 e 6-2 para chegar à segunda ronda, onde já estavam Francisco Carrilho e João Carlos Parreira. Eliminados foram José Pereira e Manuel Coelho da Silva.

Total
0
Shares
Total
0
Share