Estados Unidos da América dominam Mundial de Veteranos ao vencerem três das seis finais

Fotografia: Martin Sidorsak/ITF

Jamor, OEIRAS — Jornada perfeita para os Estados Unidos da América a encerrar o Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas: os norte-americanos levaram a melhor nas três finais em que foram a jogo e terminaram como os grandes vencedores da primeira de duas semanas de ténis em Portugal, que agora aponta os holofotes à competição individual.

Os primeiros norte-americanos a fazerem a festa foram os jogadores de +60, que no Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras, derrotaram a Alemanha por 2-1 na final da Von Cramm Cup: Daniel Waldman conquistou o primeiro ponto com um triunfo sobre o ex-número 2, Manfred Jungnitsch, por 2-6, 6-3 e 7-6(3), mas o conjunto germânico empatou a decisão com uma vitória de Norbert Henn por 6-3 e 6-3 sobre Mark Vines e o título só foi decidido no par, onde os EUA acabaram por conseguir revalidar o troféu conquistado há um ano — Daniel Waldman e Mike Tammen superaram Norbert Henn e Dusan Kulhaj pelos parciais de 6-7(5), 6-3 e 6-3.

Não muito depois, no mesmo recinto e no mesmo escalão, também a equipa feminina dos Estados Unidos da América celebrou, ao confirmar o estatuto de primeira cabeça de série com um 2-1 sobre a França para ficar com o título na Alice Marble Cup.

O grupo gaulês começou melhor, ao ver Catherine Suire — uma ex-número 52 WTA que chegou a ir aos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e já enquanto veterana alcançou a terceira posição da tabela mundial em 2001 — derrotar a atual líder do escalão, Carolyn Nichols, por 6-2 e 6-2.

Mas a reação não tardou e Diane Barker não só foi rápida a vencer o singular seguinte (aplicou 6-2 e 7-5 a Betty Michel) como voltou a ter razões para celebrar pouco depois: no par, alinhou com Susan Wright e deu a volta a Bénédicte Le Grand e Catherine Suire para dar o título ao conjunto norte-americano, graças aos parciais de 4-6, 6-3 e 6-3.

A terceira e última festa dos conjuntos que vieram do outro lado do Atlântico aconteceu no Clube de Ténis do Estoril, em Cascais, já o sol se tinha posto: na final da Maria Esther Bueno Cup (+50 femininos), os EUA impuseram um 2-1 à Espanha, que até entrou melhor.

Ninoska Souto-Garcia derrotou Julie Cass por 6-3 e 6-1, mas as norte-americanas foram resistentes e, mesmo depois de se verem em desvantagem “por três sets“, contaram com um super-dia de Debbie Spence-Nasim, que começou por vencer Rosa Bielsa-Hierro por 6-7(4), 6-2 e 6-1 e, já ao lado de Rosalyn Nideffer, bateu Leticia Almirral Garbayo e Ninoska Souto-Garcia por 6-0 e 6-3.

O Clube Internacional de Foot-Ball (CIF), em Lisboa, foi o outro recinto a acolher encontros do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas durante a semana e lá a festa fez-se em castelhano, com a equipa masculina espanhola de +50 a conquistar o troféu mais desejado da Fred Perry Cup graças a um dia perfeito (3-0) frente à Itália.

Isidro Lledo-Boyer conquistou o primeiro ponto para a seleção do país vizinho, ao derrotar Mauro Colangelo por 6-1 e 6-4, e pouco depois Francisco “Pato” Clavet — que disputou por duas vezes a final do Estoril Open e integrou o top 20 ATP — não deu hipóteses a Antonio Padovani, dando o ponto que faltava à Espanha graças aos parciais de 6-3 e 6-1. Depois, os transalpinos optaram por não disputar o par, decisão que dilatou ainda mais o resultado final.

As restantes finais foram discutidas no Complexo Desportivo do Jamor e resultaram noutros dois triunfos europeus.

Em +55 masculinos, a França sagrou-se campeã da Austria Cup com um triunfo por 2-0 sobre a Espanha: no primeiro duelo, Alain Moracchini derrotou Miguel Puiddevall Lamolla por 6-4, 3-6 e 6-4. Depois, Franck Hervy, venceu Francisco Garcia Lopez por 7-5 e 7-5.

E em +55 femininos a vitória foi da Alemanha, que um ano depois de ter feito a festa em casa voltou a ser feliz. Desta feita, as germânicas superaram a Holanda, por 2-1: Kerstin Garcia deu o primeiro triunfo às cores germânicas (6-1 e 6-1 sobre Carole De Bruin), mas as holandesas empataram a decisão no segundo par (Liselot Prechtel venceu Helga Nauck por 6-3 e 6-4) e o título só se decidiu no par, onde Kerstin Garcia e Helga Nauck derrotaram Carole De Bruin e Liselot Prechtel por 6-1 e 6-1.

Terminado o Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas, este sábado é dia de se iniciar o segundo e último torneio desta quinzena “non stop”: o Campeonato do Mundo de Veteranos Individual. O Complexo Desportivo do Jamor será o palco principal, contando com o apoio do Clube Internacional de Foot-Ball.

Atualizado às 02h28.

Total
0
Shares
Total
0
Share