Masters 1000 de Montreal com vários duelos de luxo na primeira ronda

O quadro principal de singulares da Rogers Cup — o sexto de nove ATP Masters 1000 a fazerem parte do calendário do circuito masculino — foi sorteado esta sexta-feira. Em 2019, Montreal acolhe o torneio masculino, ao passo que a cidade de Toronto alberga a vertente feminina, de categoria Premier 5.

Sendo a única prova do ATP Tour a ser disputada em solo canadiano, o Masters 1000 de Montreal tem como principal favorito à conquista do troféu o número dois mundial Rafael Nadal, que procura a revalidação do título erguido na edição passada, acompanhado na retaguarda por Dominic Thiem, quarto classificado da hierarquia mundial.

Defendendo o estatuto de primeiro pré-designado, o maiorquino — que está isento de disputar a ronda inaugural — surge em rota de colisão com um dos mais promissores tenistas da Next Gen logo na segunda eliminatória: Alex de Minaur, que somou na semana passada o segundo título da carreira, em Atlanta, caso o jovem “aussie” supere um tenista proveniente do qualifying.

Na mesma metade do quadro estão ainda nomes sonantes como os de Fabio Fognini, Stefanos Tsitsipas (joga este sábado o apuramento para a final de Washington antes de tentar defender os pontos relativos à final alcançada, em Toronto, há exatamente um ano) e Kei Nishikori.

Na metade inferior do quadro, o principal nome na corrida pela final é Dominic Thiem, segundo cabeça de série. Imune à primeira ronda, o finalista do ATP 250 de Kitzbuhel — a final discute-se na tarde deste sábado — terá como primeiro adversário o vencedor do duelo entre Pierre-Hugues Herbert e Denis Shapovalov. No caminho até uma eventual presença na final, o austríaco poderá enfrentar nomes como Karen Khachanov, Alexander Zverev, Nick Kyrgios e John Isner.

Ocupando o estatuto de um dos mais prestigiados e históricos torneios do circuito masculino, o alinhamento da ronda inaugural vem confirmar a presença de vários nomes de peso e o ténis espetáculo (e para todos os gostos) independentemente de ausências sonantes, como as de Novak Djokovic, Roger Federer e Juan Martin del Potro.

Quanto ao lote de encontros relativos à eliminatória de estreia, destacam-se vários duelos de luxo: Nick Kyrgios, um dos semifinalistas do ATP 500 de Washington, medirá forças com o britânico Kyle Edmund, com quem detém um historial 100% vitorioso (três triunfos noutros tantos encontros). Destaca-se ainda mais um aguardado capítulo entre Stanislas Wawrinka e Grigor Dimitrov: o helvético sorriu nos últimos três desafios (curiosamente todos eles em Majors), sendo que o búlgaro procura voltar a sorrir frente a este oponente, três anos depois.

Já a forte armada da casa, não teve um sorteio muito amigo: Milos Raonic, 20.º mundial, que tinha pela frente Taylor Fritz (finalista em Atlanta há uma semana e agora apurado para a final de Los Cabos), mudou de secção e vai encarar o francês Lucas Pouille devido à desistência de última hora por parte de Kevin Anderson); o jovem prodígio Felix Auger-Aliassime, na 22.ª posição, enfrenta o compatriota Vasek Pospisil; Pierre-Hugues Herbert surge no caminho de Denis Shapovalov, 31.º ATP e, por fim, Peter Polansky, 163.º da hierarquia mundial, medirá forças com o talentoso Gael Monfils.

João Sousa optou por “saltar” a participação na prova canadiana, como explicou a assessoria de imprensa do melhor tenista português da história ao Raquetc. O vimaranense seria o primeiro cabeça de série do qualifying mas só voltará à competição na próxima semana.

Recorde-se que a Rogers Cup, com um prize-money de 5.701.945 dólares, ocupa o segundo lugar do pódio de maior prestígio das US Open Series — eventos de preparação para o último dos Majors da temporada —, apenas atrás de Cincinnati, prova da mesma natureza mas que distribui 6.056.280 dólares em prémios monetários e que se realiza na semana seguinte.

O quadro principal do ATP Masters 1000 de Montreal, cuja fase de qualificação arranca este sábado, terá início na tarde portuguesa da próxima segunda-feira. Quanto à transmissão, os canais da Sport TV encarregam-se de emitir as imagens diretamente dos courts de piso rápido do Parc Jarry.

Total
0
Shares
Total
0
Share