João Domingues desperdiça quatro match points, fica sem raquetes e acaba eliminado em Liberec

Tudo parecia indicar que João Domingues ia carimbar o acesso às meias-finais do ATP Challenger de Liberec, na República Checa, mas o encontro sofreu um volte-face e o português, que chegou a dispor de quatro match points, não só ficou sem raquetes como acabou mesmo eliminado por um jogador que está fora do top 500 mundial.

Claro favorito à vitória no duelo desta sexta-feira, o tenista português de 25 anos — que era o sétimo cabeça de série do torneio — começou muito bem mas acabou por sofrer uma surpreendente derrota para Pavel Nejedly (534.º), qualifier checo que depois de muito lutar conseguiu inverter por completo o marcador e vencer pelos parciais de 1-6, 6-4 e 7-6(4).

Num encontro que começou de forma irrepreensível (conseguiu duas quebras de serviço nos quatro primeiros jogos para ganhar uma vantagem bastante folgada), João Domingues perdeu a concentração ao sexto jogo do segundo set e foi aí que o rumo dos acontecimentos começou a mudar. A primeira de duas quebras de serviço foi cedida com uma dupla falta quando procurava o ás num segundo serviço aberto e extremamente colocado e a segunda permitiu que o jogador da casa igualasse o marcador.

Forçado a uma terceira e decisiva partida, em que as trocas de bola se tornaram cada vez mais longas e imprevisíveis, o tenista oliveirense teve de lutar muito para conseguir voltar à liderança do encontro. Depois de salvar um ponto de break, quebrou o serviço a Nejedly logo a seguir, para fazer o 4-3, e depressa chegou ao 5-3.

Mas no momento de fechar o encontro Domingues voltou a acusar algumas dificuldades e depois de desperdiçar um primeiro match point voltou a ceder o jogo de serviço. A reação não se fez tardar e recuperou o break, mas seguiram-se mais oportunidades desperdiçadas: ao 6-5 desperdiçou não um, não dois mas três match points e acabou mesmo por ter de ir ao tie-break.

 

No final do terceiro ponto, o número três nacional partiu a encordoação e desabafou que já não tinha mais raquetes à sua disposição. Pelas imagens fornecidas em direto pelo ATP Challenger Tour, deu apenas para perceber que esperou que lhe chegasse uma de um conhecido nas bancadas (provavelmente o treinador) — mas não sem levar um code violation, e consoante warning, por atrasar o encontro (“delay of game”).

A jornada que aparentava ser tranquila rapidamente se transformou num pesadelo para João Domingues, que de nova raquete na mão não conseguiu travar a recuperação de Pavel Nejedly e acabou mesmo eliminado quando o relógio do court assinalava 2h34 de encontro.

Última atualização às 15h16.

Total
0
Shares
Total
0
Share