Fu Yu apura-se para as meias-finais dos Jogos Europeus e fica a um passo de Tóquio 2020

A mesatenista portuguesa Fu Yu está cada vez mais próxima de garantir um lugar na história da edição de 2019 dos Jogos Europeus, que se jogam em Minsk, na Bielorrússia.

Número 34 do ranking mundial, a jogadora portuguesa — a única ainda em prova nos quadros individuais — apurou-se para as meias-finais ao levar a melhor sobre a alemã Petrissa Solja (26.ª) por 4-2 (11-8, 12-10, 10-12, 11-6, 8-11, 7-11 e 13-11).

Este resultado não só faz de Fu Yu uma das semifinalistas da competição feminina como deixa a mesatenista lusa a um passo de garantir a presença noutra grande prova, os Jogos Olímpicos, uma vez que os medalhados nos Jogos Europeus garantem a qualificação para Tóquio 2020.

A próxima adversária de Fu Yu será Lian Ni Xia, do Luxemburgo, e em caso de vitória estará não só garantida essa qualificação olímpica como uma das duas medalhas mais importantes: ou ouro ou prata.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegaram o padel e o squash. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."