Depois da glória em Roland Garros, Ashleigh Barty vence em Birmingham e é a nova número um do mundo

Se regressar à competição depois de vencer o primeiro título em torneios do Grand Slam nunca é fácil, então Ashleigh Barty é a exceção à regra: duas semanas depois de ter vencido em Paris, a australiana sagrou-se campeã em Birmingham para fazer mais um “check” no currículo.

É que a vitória na relva britânica faz dela a nova número um do mundo, ultrapassando a japonesa Naomi Osaka para se tornar apenas na segunda jogadora australiana a ascender ao primeiro lugar do ranking WTA — a primeira desde que Evonne Goolagong o fez por duas semanas, em abril de 1976 (há 43 anos).

Considerando também o circuito masculino — onde John Newcombe, Pat Rafter e Lleyton Hewitt conseguiram chegar à primeira posição —, é a quinta tenista da Austrália a fazê-lo.

Apesar de ter apontados a si os holofotes vindos de todo o mundo, a jovem australiana de 23 anos reagiu como se nada fosse: derrotou Donna Vekic (finalista em Nottingham na semana anterior), Jennifer Brady, Venus Williams e Barbora Strycova em dois sets para chegar à decisão — que desde logo a colocava a apenas dois pontos de Osaka no ranking virtual — e na grande decisão superou a companheira de pares Julia Goerges (desistiram das meias-finais, quando souberam que se iriam defrontar em singulares) por 6-3 e 7-5.

Detentora de um ténis poderoso que tem tudo para ser bem sucedido em superfícies rápidas, a alemã de 30 anos procurava o primeiro título na relva (já tinha sido finalista em Maiorca, há dois anos) e o oitavo da carreira mas não conseguiu arranjar armas para contrariar a nova sensação do ténis mundial, que em 89 fez (ainda) mais história.

Na superfície de que mais gosta, embalada pela surpresa da carreira, a especialista de pares tornada especialista de singulares consegue, aos 23 anos, um feito ao alcance de poucas: dar continuidade à maior vitória da carreira com mais uma semana irrepreensível, que lhe permite elevar para 12 o número de triunfos consecutivos.

Quando o ranking for atualizado, na segunda-feira, o nome de Ashleigh Barty será o 27.º a surgir na primeira posição.

Total
0
Shares
Total
0
Share