Fred Gil derrotado à primeira no ITF de Huelva

Frederico Gil caiu esta terça-feira na eliminatória inaugural da 94.ª Copa del Rey de Ténis, o torneio internacional masculino de 25.000 dólares que se joga no Real Club Recreativo de Tenis de Huelva, em Espanha.

Atual número 49 da hierarquia individual da ITF (e 663.º no ranking da ATP), o tenista sintrense de 34 anos foi travado pelo brasileiro Pedro Sakamoto, segundo cabeça de série, que ao fim de 1h56 venceu pelos parciais de 6-4 e 7-6(5).

Nas últimas semanas, também em solo espanhol Gil tinha alcançado as meias-finais em Vic (prova de 25.000 dólares) e os quartos de final em Majadahonda (15.000).

Esta derrota significa que o finalista do Estoril Open de 2010 se foca, exclusivamente, na variante de pares, onde ao lado do australiano Adam Taylor defronta os bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos (quartos pré-designados) na eliminatória de estreia.

No quadro principal de singulares deste ITF de Huelva está também Tiago Cação, que ainda não se estreou. Já Luís Faria, não conseguiu confirmar o estatuto de 11.º cabeça de série da fase de qualificação, acabando derrotado (4-6, 6-1 e 10-4) na eliminatória de acesso pelo tenista da casa Pablo Llamas Ruiz. Na véspera, o vimaranense tinha derrotado o parceiro de treinos Francisco Cabral, por 6-3, 2-6 e 10-6; Gonçalo Falcão caiu na primeira ronda, por 6-3 e 6-4 para Albert Roglan.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegaram o padel e o squash. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."