Sousa opta por Challenger e deixa Domingues como único português no qualifying de Wimbledon

Depois de Melbourne e Paris, João Domingues já prepara as malas para ir a Londres. O número três nacional tem presença confirmada na fase de qualificação do torneio de Wimbledon, onde por opção de um compatriota será o único português a ir a jogo.

Precisamente dois anos depois de se ter estreado em torneios do Grand Slam, o jogador oliveirense (que atualmente ocupa o 160.º lugar do ranking, a sua melhor classificação de sempre) vai viajar até aos courts relvados da Universidade de Roehampton pela segunda vez, à procura do primeiro apuramento da carreira para um quadro principal.

Quem também tinha entrada confirmada no qualifying era Pedro Sousa (124.º), mas o lisboeta optou por retirar o nome da prova para ir a Milão, Itália, jogar um torneio do circuito secundário, confirmou esta terça-feira ao Raquetc. Antes, os dois jogadores lusos podem cruzar caminhos no evento de Poznan.

O número dois português participou apenas por três vezes no Major britânico: em 2012 e 2015 (frente a Gastão Elias) caiu na eliminatória inaugural do qualifying e em 2017 chegou à última etapa.

Já recuperado da entorse no pé esquerdo que o perturbou no último mês e meio, Sousa está a entrar numa fase da temporada em que tem muitos pontos a defender — em julho de 2018 foi finalista em Liberec e campeão em Pullach, torneios que se traduzem em 173 pontos; mais à frente, em outubro, defende as finais em Lima e Guayaquil e ainda as meias-finais em Montevidéu, ou seja, mais 129 pontos. Como a relva não é a sua superfície favorita, a probabilidade de sucesso é consideravelmente maior no pó de tijolo transalpino.

No mês passado, Pedro Sousa já tinha retirado o nome do qualifying de Roland Garros mas por razões diferentes: ainda não estava recuperado da lesão e só conseguiria jogar em Paris se entrasse diretamente no quadro principal (que arrancou uma semana mais tarde), o que até teria acontecido se as desistências que entretanto se verificaram tivessem sido decididas dias antes.

Para além de João Domingues, também João Sousa estará no torneio de Wimbledon — mas com acesso direto ao All England Club: o vimaranense tem entrada direta no quadro principal de singulares pela sexta vez consecutiva, ele que só por uma ocasião (em 2016) conheceu o sabor da vitória naquela relva, chegando mesmo à terceira eliminatória.

Total
0
Shares
Total
0
Share