Francisco Rocha vence a Conferência USA com os Blue Raiders e vai ao Campeonato Universitário

Fim de semana inesquecível para Francisco Rocha: a viver o primeiro ano como jogador-estudante nos Estados Unidos da América, o jovem português de 19 anos sagrou-se campeão da Conferência USA com os Blue Raiders, a equipa da Universidade Middle Tennessee.

Em pleno domingo de Páscoa, a equipa do tenista português deu a volta à final para vencer a Florida Atlantic University, por 4-3, e conquistar o primeiro título nesta conferência, para a qual transitou em 2014.

Foi o colocar da cereja no topo do bolo depois de um início de semana que esteve perto de ditar um afastamento precoce — estiveram a perder por 5-6, 15-40 no terceiro set do encontro derradeiro (3-3) frente à UTSA (University of Texas at San Antonio).

Nos pares, onde a vitória em dois dos três encontros garante a conquista de um ponto, Francisco Rocha foi um dos responsáveis pela boa entrada da equipa ao vencer ao lado de Max Rauch (6-3 perante Gabriel Sidney e Mehdi Laalej). Praticamente ao mesmo tempo, os colegas Gonzalo Morell e Pavel Motl derrotaram Fernandez Horta e Kirac Bekisoglu (6-2).

Depois, nos singulares, onde cada vitória já equivale a um ponto, a equipa da Flórida conseguiu entrar consideravelmente melhor e alcançou três vitórias que a colocaram a vencer por 3-1. Mas os Blue Raiders foram à luta e com três triunfos nos últimos três duelos — o último dos quais assinado de forma dramática — deram a volta à final para ficarem com o título:

THE FRESHMAN DOES IT! 🤯 THE RAIDERS COMPLETE THE 3-1 COMEBACK IN THE TITLE MATCH 🥇

Publicado por Middle Tennessee Blue Raider Men's Tennis – MTSU em Domingo, 21 de abril de 2019

Blue Raiders 4-3 Florida Atlantic University:

  • Francisco Rocha/Max Rauch 6-3 Gabriel Sidney/Mehdi Laalej & Gonzalo Morell/Pavel Motl 6-2 Fernandez Horta/Kirac Bekisoglu
  • Gonzalo Morell 2-6 e 0-6 Jason Legall
  • Chris Edge 4-6 e 2-6 Ignacio Garcia
  • Stijn Slump 4-6 e 4-6 Kirac Bekisoglu
  • Max Rauch 7-5, 1-6 e 6-1 Gabriel Sidney
  • Tom Moonen 7-6(5) e 7-6(5) Mehdi Laalej
  • Pavel Motl 6-7(3), 6-3 e 7-5 A. Fernandez Horta

A vitória na Conference USA permite à equipa de Francisco Rocha garantir um lugar no Campeonato Nacional Universitário por Equipas — o NCAA Men’s Tennis Championship –, que reúne as 42 melhores equipas do país e as vencedoras de cada conferência.

Francisco Rocha USA_2
Francisco Rocha (19 anos) com o troféu de campeão da Conference USA.
Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegaram o padel e o squash. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."