Fim de semana de Fed Cup para definir as finalistas (e não só)

A equipa francesa joga em casa e é uma das favoritas a conquistar o título | Fotografia: FFTennis

As eliminatórias da Fed Cup regressam este fim de semana com os encontros das meias-finais e dos play-off de acesso ao grupo Mundial.

A França recebe a Roménia e a Bielorússia vai à Austrália nos jogos das meias-finais que vão definir as duas equipas finalistas que disputarão o troféu em Novembro.

Na terra batida de Rouen, a França, liderada por Julien Benneteau, é a anfitriã de uma das duas eliminatórias onde se vai lutar pelo acesso à final. A equipa da casa é constituída pelas jogadoras Caroline Garcia, Pauline Parmentier, Alize Cornet, Kristina Mladenovic e Fiona Ferro, que procuram outra presença na final da prova depois de em 2016, terem perdido para a República Checa. Como seleção adversária vão ter a Roménia, cuja principal figura é Simona Halep mas que também conta com outros nomes conhecidos nas fileiras: Mihaela Buzarnescu, Irina-Camelia Begu, Monica Niculescu e Raluca Olaru foram todas convocadas.

Em Brisbane, na Austrália, Ashleigh Barty, Daria Gravilova, Samantha Stosur e Priscilla Hon vão tentar fazer o que a equipa já não consegue desde 1993 — chegar à final da competição feminina de selecções. As australianas terão pela frente a Bielorrússia de Aryna Sabalenka, Aliaksandra Sasnovich, Victoria Azarenka, Vera Lapko e Lidziyz Marozava que se vencerem vão escrever uma página na história do ténis do seu país, já que nunca a Bielorússia esteve na final da prova.

Para além dos encontros das meias-finais vão disputar-se também este fim de semana os play-offs para o Grupo Mundial. As equipas que vencerem os seus respectivos encontros ganham acesso à elite já na próxima ronda:

República Checa – Canadá
USA – Suíça
Letónia – Alemanha
Bélgica – Espanha

Rita Costa Ferreira
Praticante desde cedo, seguidora uns anos mais tarde mas sempre com a esperança que o ténis português, em especial o feminino, consiga um dia chegar ao topo.