ITF aprova aumento do tamanho dos quadros de qualificação

A Federação Internacional de Ténis (ITF) aprovou, esta quarta-feira, o aumento do tamanho dos quadros de qualificação dos torneios internacionais de 24 para 32 jogadores. As mudanças acontecem uma semana depois de terem surgido os primeiros rumores e entram em efeito no primeiro dia do mês de abril.

A decisão foi tomada “no seguimento de uma análise de dados recolhidos durante as oito primeiras semanas do novo circuito e do feedback recebido de jogadores, treinadores e federações nacionais.”

No comunicado publicado esta quarta-feira, a ITF referiu que “o aumento dos quadros vai beneficiar os jogadores ao aumentar as oportunidades de competição enquanto permite aos torneios manterem-se como eventos de sete dias.”

Em termos práticos, esta alteração significa que a partir do dia 1 de abril serão 8 e não 6 os jogadores a seguirem para o quadro principal de singulares dos torneios ITF, o que provavelmente significará uma redução das novas vagas reservadas a jogadores juniores (de 5 para 3).

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegaram o padel e o squash. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."