Janko Tipsarevic: “Não conheço outro desporto que esteja a tentar reduzir o número de jogadores”

Foi preciso esperar mas as reações à reforma efetuada pela Federação Internacional de Ténis aos torneios do escalão mais baixo continuam a surgir. Depois de várias intervenções de Dirk Hordoff e de também Sergiy Stakhovsky se ter pronunciado, chegou a vez do ex-número 8 ATP Janko Tipsarevic — que é treinado pelo alemão — criticar de forma esclarecedora as mudanças que estão a afetar centenas de jogadores.

“As mudanças são boas. Às vezes. As mudanças são boas se trouxerem benefícios às coisas que estamos a fazer na vida e no desporto”, começou por dizer o tenista sérvio de 34 anos num vídeo publicado esta terça-feira no Facebook. “Estou aqui para contestar as mudanças que a ITF fez no mundo do ténis recentemente.

Não conheço mais nenhum desporto que esteja a tentar reduzir o número de competidores, de crianças e jogadores em geral“, afirmou o detentor de quatro títulos ATP e finalista de outros sete torneios. No vídeo, Janko Tipsarevic quis deixar claro que “não estou a contestar as mudanças por mim, não me estão a afetar porque tenho ranking protegido e vou recebendo alguns wild cards para ATPs e Challengers. Estou a fazê-lo pelo ténis, porque estas mudanças estão a destruir o nosso desporto.”

Para o compatriota de Novak Djokovic, “uma das formas de aumentarmos a base de fãs é envolvermos mais pessoas e para isso não precisamos de as confundir com dois rankings. O ténis já é um desporto suficientemente complicado, termos dois rankings diferentes não vai beneficiar um desporto tão bonito quanto este.”

Como terceiro ponto, “e talvez o mais importante”, Janko Tipsarevic pediu à Federação Internacional de Ténis que volte atrás e “abra os qualifyings“, isto é, “aumentem o tamanho dos quadros e dêem aos jogadores a possibilidade de competirem. Com esta regra estão a reduzir não só o número de jogadores mas de pessoas envolvidas no ténis. Serão menos jogadores, menos treinadores, preparadores físicos, menos tudo, porque os jogadores estão a perder a vontade de ganhar o primeiro ponto ATP, depois o segundo, o terceiro, 10 e por aí adiante. Era assim que o ténis estava a crescer e estas mudanças vão destruí-lo.”

Total
0
Shares
Total
0
Share