João Monteiro afastado pelo 2.º cabeça de série em Barnstaple

Depois de um final de época de 2018 de excelentes resultados, onde terminou o ano com três títulos no circuito ITF conseguidos de forma consecutiva e o título de Campeão Nacional Absoluto, João Monteiro (403.º) regressou esta terça-feira à competição.

O tenista portuense estreou-se em 2019 no ITF de 25.000 dólares de Barnstaple, tendo sido afastado logo ao primeiro encontro fruto de uma derrota frente ao segundo cabeça de série da prova britânica, Ryan Shane (362.º).

Num embate resolvido com os parciais de 7-6(7) e 6-2 em 2h12, o desfecho do primeiro set acabou por ser decisivo. Monteiro recuperou de 3-5 nesse parcial, chegando ao tie-break onde dispôs de dois set points que acabou por não concretizar. Perdida a partida inaugural, foi o norte-americano que dominou a partir daí, confirmando sem grandes problemas o favoritismo.

Afastada a possibilidade de lutar pelo título de singulares, o português mantém-se em prova na variante de pares, onde defende o estatuto de primeiro cabeça de série ao lado do italiano Enrico Dalla Valle.

Francisco Semedo
Licenciado em Turismo e a tirar Mestrado em Ciências da Comunicação, desde cedo se interessou pelo ténis. Começou aos 9 e desde então tem um olhar atento e constante de tudo o que se passa naquela que considera ser a melhor modalidade a todos os níveis.