Djokovic ultrapassa registo de Sampras e já só tem Nadal e Federer à frente

Novak Djokovic 3
Fotografia: Ben Solomon/Tennis Australia

Big Three, indeed.

Ao conquistar o Australian Open pela sétima vez, Novak Djokovic tornou-se no terceiro maior campeão da história do circuito masculino em torneios do Grand Slam. À sua frente? Só Rafael Nadal e Roger Federer, pois claro.

O tenista sérvio de 31 anos não só estabeleceu um novo recorde de títulos em Melbourne Park com a vitória deste domingo (a terceira consecutiva em Majors) como chegou ao 15.º troféu neste tipo de torneios, distanciando-se dos 14 que Pete Sampras conquistou ao longo de toda a carreira.

Agora, Novak Djokovic ocupa de forma isolada o terceiro lugar do pódio, relegando o norte-americano para a quarta posição, e já só tem à frente Rafael Nadal (17 títulos) e Roger Federer (recordista na história circuito masculino, com 20).

Mais títulos em torneios do Grand Slam (circuito masculino):

20 – Roger Federer
17 – Rafael Nadal
15 – Novak Djokovic
14 – Pete Sampras
12 – Roy Emerson
11 – Rod Laver, Bjorn Borg
10 – Bill Tilden
8 – Fred Perry, Ken Rosewall, Jimmy Connors, Ivan Lendl, Andre Agassi

Juntando os registos dos dois circuitos, o tenista de Belgrado ocupa a nona posição:

24 – Margaret Court
23 – Serena Williams
22 – Steffi Graf
20 – Roger Federer
19 – Helen Wills Moody
18 – Chris Evert, Martina Navratilova
17 – Rafael Nadal
15 – Novak Djokovic
14 – Pete Sampras

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegaram o padel e o squash. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."