O sonho terminou: João Sousa derrotado na 3.ª ronda do Australian Open, foca-se nos pares

João Sousa

Chegou este sábado ao fim a aventura de João Sousa no quadro principal de singulares do Australian Open: o número um português procurava o melhor resultado da carreira no primeiro Grand Slam da temporada mas não conseguiu surpreender Kei Nishikori e foca-se agora na variante de pares.

A jogar o quinto encontro em cinco dias e já com mais de 12 horas de ténis nas pernas, o jogador português de 29 anos sabia que ia ter pela frente o desafio mais difícil da semana e que o mínimo erro podia fazer a diferença, mesmo se do outro lado estava um tenista nipónico que tal como ele também tinha sido forçado a cinco partidas nos dois encontros anteriores.

E assim foi. Se no primeiro set João Sousa ainda conseguiu recuperar da desvantagem de uma quebra de serviço para adiar a decisão para um tie-break (onde salvou dois set points mas acabou por ser traído por uma terceira direita paralela enviada para fora), o tão elogiado primeiro serviço que vinha a apresentar ao longo da semana desapareceu no segundo parcial, onde o vimaranense começou a revelar o desgaste físico resultante dos quatro dias anteriores — chegou mesmo a ser assistido à cocha esquerda no final desse parcial.

Traído pelas forças, João Sousa sofreu o “golpe final” ao quarto jogo do segundo set, quando uma quebra de serviço permitiu a Kei Nishikori passar a construir com tranquilidade a sua melhor vitória da semana (chegou a vencer nove jogos consecutivos entre os dois últimos sets): 7-6(6), 6-1 e 6-2 foram os parciais da vitória,   a segunda do “Samurai” japonês frente ao “Conquistador” português, depois do triunfo em sets diretos nos quartos de final do ATP 250 de Buenos Aires em 2017 — no ano anterior, Sousa tinha ganho por 3-4 e desistência em Tóquio).

Com este desaire, João Sousa despede-se do quadro principal de singulares do Australian Open na terceira ronda, a mesma fase em que tinha caído nos anos de 2015 e 2016 (para Andy Murray). Agora, o pupilo de Frederico Marques foca-se na variante de pares, que o fará entrar em ação pelo sexto dia consecutivo: ao lado de Leonardo Mayer vai medir forças com Maximo Gonzalez e Nicolas Jarry nos oitavos de final.

Total
0
Shares
Total
0
Share