NextGen ao poder: Tiafoe volta a brilhar e alcança melhor resultado da carreira em Grand Slams

Fotografia: Tennis Australia

Dois dias depois de ter somado a melhor vitória da carreira ao passar por Kevin Anderson, Frances Tiafoe voltou a brilhar: o norte-americano venceu nova batalha “prolongada”, agora em cinco sets, para chegar pela primeira vez aos oitavos de final de um torneio do Grand Slam.

O duelo prometia: embalado pelo triunfo da ronda anterior, o norte-americano (que foi finalista da última edição do Millennium Estoril Open) partiu para o court com um boost de confiança como nunca que lhe permitiu estar “frente a frente” com Andreas Seppi ao longo de todo um encontro — um em que o italiano até chegou a liderar por dois sets a um.

Ao cabo de 3h21, Frances Tiafoe selou a vitória com os parciais de 6-7(3), 6-3, 4-6, 6-4 e 6-3. Foi o primeiro triunfo do jovem norte-americano num quinto set em torneios do Grand Slam e vale-lhe a inédita presença em oitavos de final neste tipo de eventos.

Agora, segue-se o sempre imprevisível Grigor Dimitrov (20.º cabeça de série), que ganhou direito a avançar graças ao triunfo por 7-6(5), 6-4 e 6-4 perante Thomas Fabbiano.

Esta sexta-feira, o também NextGen Stefanos Tsitsipas já tinha garantido a passagem aos oitavos de final e na sessão noturna Alex de Minaur vai desafiar Rafael Nadal.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegaram o padel, o squash e o ténis de mesa. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."