João Sousa: solidez a alto nível

João Sousa
Fotografia: Fernando Correia/FPT
[texto inicialmente publicado no website da Federação Portuguesa de Ténis]

A clara vitória do português João Sousa na segunda ronda do Open da Austrália frente ao alemão Philipp Kohlschreiber é mais uma demonstração inequívoca da afirmação da sua solidez ao alto nível com um dos melhores triunfos da sua carreira em torneios do Grand Slam.

Quase a dois meses de completar 30 anos, João Sousa continua a dar passos seguros na alta ronda, sendo apontado como uma referência incontornável para o ténis português e ao marcar a 25ª presença em majors, o vimaranense reforçou os níveis de confiança para o confronto com o japonês Kei Nishikori na terceira ronda.

Foram duas maratonas com mais de quatro horas, depois de ter ganho na ronda inicial ao argentino Guido Pella, mas um dos pontos importantes a reter é precisamente o nível de ténis exibido pelo português num confronto com um adversário bem cotado, como é o caso de Kohlscheirber, detentor de 8 títulos ATP.

Sousa passou agora a estar em vantagem frente ao germânico (3-2) e isso abre-lhe as portas para se soltar e continuar a exibir um padrão de jogo mais evoluído que vai ao encontro de algumas alterações introduzidas nos trabalhos da pré-temporada pelo seu treinador Frederico Marques, numa aposta que passa por ter outras soluções com um serviço mais agressivo, isto sem descurar o compromisso e a eficácia da pancada de direita, tudo ajustado com a melhoria da esquerda.

Há determinados pormenores que não devem ser esquecidos nesta fase na construção de uma carreira e João Sousa e obteve a 6ª vitória frente a jogadores do top 40 mundial em torneios do Grand Slam.

Lista de triunfos de João Sousa frente a jogadores top 40 em torneios do Grand Slam:

2019: Open da Austrália

2ª ronda: Philipp Kohlschreiber, Alemanha, 32º ATP

2018: Open dos Estados Unidos

2ª ronda: Pablo Carreño Busta, Espanha, 12º ATP

3ª ronda: Lucas Pouille, França, 17º ATP

2016: Open dos Estados Unidos

2ª ronda: Feliciano Lopez, Espanha, 18º ATP

2015: Open da Austrália

2ª ronda: Martin Klizan, Eslováquia, 34º ATP

2013: Open dos Estados Unidos

1ª ronda: Grigor Dimitrov, Bulgária, 29º ATP

Total
0
Shares
Total
0
Share