Federer volta a convencer contra adversário perigoso e soma a 16.ª vitória consecutiva em Melbourne

Roger Federer
Fotografia: Ben Solomon/Tennis Australia

Duas rondas, dois testes e duas boas exibições de Roger Federer para superar adversários perigosos rumo à terceira ronda do Australian Open, onde está obrigado a chegar às meias-finais para se manter dentro do top 5 mundial. Foi a 16.ª vitória consecutiva do número três mundial em Melbourne, onde em 20 participações nunca perdeu antes da terceira ronda.

Apesar de partir para o encontro com um registo quase perfeito de 26 vitórias em 27 duelos com qualifiers em torneios do Grand Slam, o tenista helvético sabia que este não ia ser um encontro qualquer: Daniel Evans (189.º ATP) viu-se forçado a passar pela fase de qualificação mas tem um currículo mais do que suficiente para surgir em court acompanhado de um “sinal de alerta”.

E o ténis suíço que o diga, ou não tivesse sido este o jogador a dispôr de match points contra Stan Wawrinka num duelo épico do US Open 2016 que “Stan the Man” acabou por vencer (por 4-6, 6-3, 6-7[6], 7-6[8] e 6-2) rumo ao seu terceiro título do Grand Slam.

Por isso, não foi surpresa ver o ex-número 41 mundial dificultar a tarefa ao bicampeão em título do Australian Open, que esta quarta-feira disputou um raro encontro em sessão diurna. Depois de ter resolvido a tarefa no tie-break de um primeiro set em que só esteve perto do break no 12.º jogo, Federer parecia encaminhado para uma liderança mais confortável no parcial seguinte, mas não só desperdiçou os set points de que dispôs no serviço de Evans como cedeu o seu próprio “saque” e voltou a ser necessário um tira-teimas para se apurar o vencedor.

Já com 122 minutos de ação, o recordista de títulos em torneios do Grand Slam quis acelerar o encontro e partiu para o terceiro set como se do início se tratasse: fresco e muito focado, de tal forma que não cedeu um único ponto nos três primeiros jogos de serviço e conseguiu uma quebra logo nos primeiros instantes que lhe permitiu caminhar com outro conforto para a vitória, que assinou com os parciais de 7-6(5), 7-6(3) e 6-2 e um total de 52 winners apontados.

Já com vitórias sobre Denis Istomin e Daniel Evans, dois jogadores perigosos nesta superfície, Roger Federer — que chegou a Melbourne com cinco vitórias em seis encontros disputados na Hopman Cup (três em singulares, duas em pares) — fica à espera do vencedor do encontro entre Gael Monfils e Taylor Fritz para conhecer o seu próximo adversário.

Total
0
Shares
Total
0
Share