Enquanto dormia #3: juventude ao poder, espelhos e nova vitória portuguesa (e que vitória)

Frances Tiafoe

Quarta-feira, primeiro dia da segunda ronda. As temperaturas mantêm-se elevadas e também dentro do campo a ação começa a aquecer. Não faltaram bons encontros nas primeiras horas do dia e até em português se voltou a celebrar (e de que maneira) pelo que há muito para contar. Para quem acabou de acordar, para quem não pôde assistir à jornada. Se não pôde assistir à jornada, não tinha café suficiente para ficar acordado ou está a caminho do trabalho ou da escola, este resumo é para si.

Quando assim é não há mesmo outra forma de começar: menos de 24 horas depois de ter saído vencedor de uma longa e emocionante batalha de cinco sets em singulares, João Sousa voltou a vencer. Desta vez, o português entrou em ação ao lado de Leonardo Mayer e os dois superaram uma das melhores duplas da atualidade — os espanhóis Feliciano López e Marc López — para chegarem à segunda ronda do quadro de pares. Mais uma prova de que o tenista português é cada vez mais forte também nesta variante.

Por essa altura ainda a madrugada ia a meio mas Stefanos Tsitsipas já tinha inscrito o nome na terceira ronda pela primeira vez na carreira, ao derrotar o ex-top 15 mundial Viktor Troicki por 6-3, 2-6, 6-2 e 7-5 e começavam a fabricar-se aquelas que viriam a ser as três grandes vitórias das primeiras horas — e muito possivelmente de toda a jornada.

Com apenas 20 anos, a australiana Kimberly Birrell (que nasceu em Dusseldorf, na Alemanha) surpreendeu a 29.ª cabeça de série Donna Vekic por 6-4, 4-6 e 6-1 ao fim de 1h55 para chegar pela primeira vez à terceira ronda de um torneio do Grand Slam e levar à loucura o público presente no Court 3.

Depois foi a vez de Frances Tiafoe. O finalista do Millennium Estoril Open 2018 fez uma das melhores exibições de uma carreira que promete cada vez mais para deixar pelo caminho o número seis mundial Kevin Anderson, que continuará a ser um dos principais favoritos em qualquer Major que participe mas que ao mesmo tempo ainda não encontrou a receita para se impor de forma constante nos quatro maiores torneios do mundo (para além das duas finais em 2017 e 2018 tem apenas uns quartos de final disputados, em 2015).

E logo a seguir verificou-se outro grande resultado para o ténis norte-americano e logo pelas mãos de outro dos jogadores que mais prometem resultados nos próximos anos. O já “papá” Taylor Fritz eliminou o ex-quartofinalista Gael Monfils graças a uma prestação tão convincente quanto possível e em que apresentou todas as armas do seu jogo: 6-3, 6-7(8), 7-6(6) e 7-6(5) foram os parciais da vitória do norte-americano de apenas 21 anos, que assim marca encontro com… Roger Federer.

O campeão em título (e recordista de títulos em Melbourne a par de Novak Djokovic) voltou a estar à altura do desafio frente a mais um adversário que fazia antever dificuldades e que disse ser “como um espelho”, passando por Daniel Evans com os parciais de 7-6(5), 7-6(3) e 6-2 para chegar às 16 vitórias consecutivas em Melbourne. E se lhe dissermos que esta é a 20.ª vez em 20 participações que alcança pelo menos a terceira ronda do Australian Open

A madrugada foi, aliás, de excelentes prestações para os campeões em título. Poucos minutos depois do suíço, foi a vez de Caroline Wozniacki avançar para a terceira eliminatória. A dinamarquesa voltou a estar calma, segura e confiante em court e só perdeu quatro jogos. Está, por isso, bem fresca e a verdade é que pode vir a precisar de todas as energias para duelar por mais uma vitória: se Maria Sharapova vencer o encontro da sessão noturna desta quarta-feira, as duas ex-líderes do ranking vão medir forças já na próxima fase.

Tal como Wozniacki, também Sloane Stephens (6-3 e 6-1 a Timea Babos), Aryna Sabalenka (6-3 e 6-4 perante Katie Boulter) e Ashleigh Barty (6-2 e 6-3 contra Yafan Wang) inscreveram o nome na terceira eliminatória do Australian Open. Pelo caminho ficou ainda Kiki Bertens, a holandesa que falhou a defesa do estatuto de nona pré-designada ao perder por 3-6, 6-3 e 6-3 para a bem experiente Anastasia Pavlyuchenkova.

Para a sessão noturna desta quarta-feira estão reservados os duelos dos ex-campeões Rafael Nadal, Maria Sharapova e Angelique Kerber, bem como novo duelo da sensação Alex de Minaur (entretanto anunciado para a quinta edição do Millennium Estoril Open). A ordem de jogos completa pode ser consultada aqui.

Total
0
Shares
Total
0
Share