João Sousa vence batalha titânica rumo à segunda ronda do Australian Open

João Sousa
Fotografia: USTA/Andrew Ong

Batalha monumental a abrir a sétima participação de João Sousa (44.º) no Australian Open: o número um nacional precisou de mais de quatro horas em campo para superar o encontro de estreia e atingir a segunda eliminatória pela quinta vez.

Frente a frente com o argentino Guido Pella, o melhor tenista português de todos os tempos sabia que ia ter uma primeira eliminatória difícil mas o que acabou por se desenrolar em campo foi uma verdadeira eliminatória: o vencedor só se conheceu no quinto set e quando já estavam decorridas 4h02 de encontro, graças aos parciais de 7-6(2), 4-6, 7-6(5), 4-6 e 6-2 favoráveis a João Sousa.

Depois de quatro parciais pautados pelo equilíbrio, em que foram poucas as quebras de serviço, o jogador vimaranense conseguiu elevar o nível e fazer a diferença no quinto set graças a dois breaks (um ao terceiro jogo, outro ao quinto) que cortaram quaisquer hipóteses de retaliação ao argentino, com quem joga pares habitualmente no circuito — ainda na semana passada tinham estado lado a lado em Auckland.

Estatísticas do encontro:

Esta é a quinta vez em sete participações que João Sousa inscreve o nome na segunda ronda do Australian Open, repetindo desde logo o resultado alcançado há um ano. O próximo adversário sairá do encontro entre o bem experiente Philipp Kohlschreiber (32.º) e o wild card chinês Zhou Li (261.º), e em caso de vitória o português de 29 anos chegará pela terceira vez à terceira ronda, depois de o ter feito em 2015 e 2016.

Recorde-se que João Sousa é o único português que ainda está “vivo” em Melbourne, depois de João Domingues ter caído à porta do quadro principal e de Pedro Sousa ter sido derrotado na eliminatória inaugural. O número um nacional também está no quadro de pares, onde volta a jogar ao lado do argentino Leonardo Mayer.

Atualizado às 6h20.

Total
0
Shares
Total
0
Share