Dèjá vu? Not so fast: Simona Halep escapa a nova eliminação numa primeira ronda de um Grand Slam

Por pouco que Kaia Kanepi não voltava a provocar dissabores em Simona Halep: depois de a ter surpreendido na primeira ronda do US Open 2018, a estoniana esteve novamente muito perto de bater a número um mundial esta terça-feira no encontro inaugural de um Grand Slam, desta feita no Australian Open, mas a romena acabou por recuperar bem a tempo de seguir em frente.

Num duelo que já se previa equilibrado face precisamente ao que sucedeu em Flushing Meadows, Kanepi acabou por ser a tenista mais forte na maioria dos momentos-chave na primeira metade do compromisso e, através do seu ténis possante e cadência de jogo que não permite às oponentes ganhar muito ritmo, foi contrariando uma Halep que não estava a jogar mal de todo mas se revelava uma vez mais impotente perante o estilo de jogo da atual 71.ª colocada do ranking.

Na primeira partida, ambas trocaram breaks no terceiro e quarto jogos e após essa fase começaram a assentar os seus respetivos serviços para encaminhar a contenda para um importante tiebreak que acabou por ser completamente dominado pela menos cotada das duas, pondo assim a sua oponente em risco de ser a primeira número um na Era Open a ser afastada pela segunda vez consecutiva na estreia num Major e contra a mesma oponente.

Tal como o set inicial, também o segundo teve curiosamente um momento de troca de breaks no terceiro e quarto jogos, sendo que desta vez quem quebrou primeiro foi Kaia Kanepi e Simona Halep respondeu prontamente. Depois, contudo, foi a romena quem desta vez se impôs no “momento da verdade” e quebrou o serviço de Kanepi quando esta servia no oitavo jogo para se manter no parcial, empurrando consequentemente a contenda para uma terceira e decisiva partida.

Contrariando a tendência dos anteriores, o derradeiro set não teve nenhum break de qualquer uma das jogadoras no terceiro e quarto jogos, tendo ambas mantido os seus jogos de serviço até ao sexto jogo, no qual Halep fez a diferença para se adiantar com 4-2 no marcador. A partir daí, a campeã de Roland Garros confirmou essa quebra de serviço e ainda conseguiu novo break para somar o primeiro triunfo desde o desaire na estreia em Nova Iorque, no ano passado, e avançar para a segunda ronda em Melbourne graças aos parciais de 6-7(2), 6-4 e 6-2.

Superado este árduo obstáculo, a vice-campeã do ano passado olha agora já para a próxima etapa, na qual irá medir forças com a jovem promessa norte-americana Sofia Kenin (37.ª), recentemente campeã pela primeira vez no circuito WTA em Hobart e vencedora por 6-3, 3-6 e 7-5 contra a qualifier russa Veronika Kudermetova (111.ª).

Total
0
Shares
Total
0
Share