Três horas depois, Gastão Elias vence a primeira grande maratona do ano para avançar no Ohio

Gastão Elias
Fotografia: Millennium Estoril Open 2018

A participação de Gastão Elias (248.º ATP) no Challenger de Columbus esteve por um fio, mas o jogador português conseguiu sair de uma situação muito delicada para entrar com um triunfo no torneio norte-americano que se joga no estado do Ohio.

Depois de abrir a temporada com a chegada às meias-finais em Orlando, resultado conseguido graças a três vitórias em parciais diretos, o número quatro nacional encontrou mais resistência no ténis do holandês Jelle Sels (312.º), com quem disputou a primeira “maratona” da nova época — foram necessárias quase três horas de jogo (2h54) para carimbar a vitória, pelos parciais de 6-7(4), 7-6(4) e 6-4.

Se os parciais transmitem o equilíbrio que se verificou dentro do campo, a evolução do marcador é ainda mais eficaz para se compreender o que Gastão Elias teve de superar: o tenista português foi o primeiro a ceder o serviço em cada um dos três sets.

Se no primeiro ainda recuperou a desvantagem mas perdeu o tie-break, no segundo conseguiu repôr a igualdade; depois, chegada a hora de todas as decisões, o ex-número 57 do ranking fez valer a maior experiência para vencer os últimos quatro jogos do encontro e transformar um 2-4 no 6-4 final, que lhe vale um lugar nos oitavos de final.

O próximo adversário de Gastão Elias sairá do vencedor do encontro entre o francês Vincent Millot (325.º) e Kaichi Uchida (282.º). Antes, o outro português em prova voltará a entrar em ação: depois de avançar para a segunda ronda (ao contrário do compatriota não é cabeça de série, pelo que não ficou isento da ronda inaugural), Gonçalo Oliveira vai defrontar Bernabe Zapata Miralles.

Atualizado às 00h47.

Total
0
Shares
Total
0
Share