Com negócio de milhões, Wimbledon dá passo de gigante rumo à triplicação do complexo

All England Club
Fotografia: AELTC/Joe Toth

Luz verde: os sócios do Wimbledon Park Golf Club aprovaram, esta quinta-feira, a venda dos 30 hectares de terreno ao All England Club, um negócio avaliado em 65 milhões de libras (cerca de 72,3 milhões de euros) que vai permitir ao clube britânico triplicar o tamanho do torneio de Wimbledon na próxima década.

O All England Club já tinha garantido a recuperação dos terrenos a partir do ano de 2041, mas com a oferta milionária garante um avanço de 20 anos nos trabalhos que pretendem aumentar o espaço do torneio, a capacidade dos courts, a reconfiguração da famosa queue e a organização da fase de qualificação no mesmo complexo que os quadros principais, à semelhança do que já acontece nos restantes torneios do Grand Slam.

E é no aumento da capacidade dos courts que recai uma das principais preocupações: se os recém renovados Centre Court e No. 1 Court (que está prestes a receber uma cobertura amovível) têm capacidade para 14.979 e 11.360 espetadores, respetivamente, o terceiro maior campo do recinto — o No. 2 Court — apenas consegue receber 4.000 espetadores de cada vez, números insuficientes para fazer face à enorme adesão de fãs de todo o mundo. 

Se os planos ainda não são conhecidos, para já apenas é certo que nos próximos anos o torneio de Wimbledon praticamente triplicará o tamanho do seu terreno de 17 para 47 hectares e que terá de ter em atenção as restrições de planeamento dos terrenos, respeitando os trabalhos originais feitos na paisagem de ambos os clubes e a própria natureza.

No comunicado emitido aquando da vitória na assembleia geral do clube de golfe, o All England Club referiu essa como uma das principais preocupações. “Como sempre dissemos ao longo deste processo, quaisquer propostas futuras de desenvolvimento dos terrenos vão proteger e celebrar a herança e história dos parques e ser coordenadas pelos nossos conselheiros paisagísticos, que estudaram de forma significativa a história e importância do local.”

“Para que não se criem dúvidas, nunca houve nem nunca haverá quaisquer planos para construir parques de estacionamento de vários andares ou centros comerciais ou quaisquer outras estruturas que fugiriam completamente ao carácter do All England Lawn and Tennis Club e ao torneio de Wimbledon“, lê-se ainda na nota publicada no website oficial do torneio.

Total
0
Shares
Total
0
Share