WTA adota shot clock, facilita regresso de “recém-mamãs” e inova nas regras de vestuário

Serena Williams of the United States during her first-round match at the 2018 Roland Garros Grand Slam tennis tournament

A Women’s Tennis Association (WTA) anunciou, esta semana, novas medidas que vão ser postas em efeito já na temporada de 2019. Entre elas, um maior rigor no que ao tempo entre serviços diz respeito e mais medidas a favor das recém-mamãs.

Depois de ser posto à prova no US Open 2018, o shot clock vai chegar ao circuito feminino: os torneios Premier 5, Premier Mandatory e WTA Finals contarão todos com o “cronómetro” que conta o tempo que as jogadoras demoram entre pontos.

Superados os 25 segundos, as tenistas serão advertidas caso se trate da primeira vez (com uma violação de tempo) e penalizadas com a perda do serviço nas seguintes.

Há também novidades no que diz respeito ao regresso ao circuito de jogadoras que tenham sido mães recentemente. 

Special Ranking pode agora ser utilizado num período de três anos e em 12 eventos, contando como data inicial a data de nascimento da criança ou, no caso de se tratar de uma lesão, a data do último torneio disputado pela jogadora.

Ao contrário do que desejava Serena Williams, as jogadoras que utilizem special ranking não terão direito a ser cabeças de série com essa classificação, mas a WTA chegou a um meio termo: se estiverem nessa posição, serão colocadas numa secção do quadro em que não enfrentem uma pré-designada na eliminatória inaugural.

Foram ainda anunciadas outras medidas, como a legalização das leggings e calções de compressão até ao meio da coxa sem a necessidade de as jogadoras utilizarem uma saia, calções ou vestido por cima. Esta é uma medida que vai contra o que foi desejado por Bernard Giudicelli (Presidente da Federação Francesa de Ténis) quando Serena Williams utilizou o tão falado equipamento em Roland Garros e que poderá dar origem a uma “revolução” no mundo da moda no ténis, desporto onde até agora nunca tinha sido permitida a utilização de leggings sem outra peça de roupa por cima.

Total
0
Shares
Total
0
Share