Com duas vitórias de Maria Inês Fonte, ET Maia fica a torcer pelo título de calculadora na mão

Derradeira jornada emocionante no Complexo de Ténis da Maia: a jogar em casa, a Escola de Ténis da Maia fez o que podia para cimentar a liderança da tabela. Agora, tudo depende do que Clube de Ténis das Caldas da Rainha e Tennis Lovers Boavista fizerem na segunda parte de um dia duplo.

A grande figura foi Maria Inês Fonte. Aos 16 anos, a vice-campeã nacional absoluta voltou a ser decisiva para a sua equipa numa jornada que até começou tremida para a Escola de Ténis da Maia. Isto porque Madalena Amil entrou melhor e criou rapidamente uma vantagem de um break frente à maiata, que demorou a entrar no jogo e precisou de lutar muito para inverter uma desvantagem de 5-2 no parcial inaugural e chegar à vitória (assinada com os parciais de 7-5 e 6-3).

No campo do lado já se jogava o outro encontro e esse foi favorável ao Tennis Lovers Boavista, com Joana Baptista a derrotar Rita Moreira Silva por 6-2 e 6-3, pelo que o duelo de pares foi decisivo. E aí resolveu-se parte das contas: ao vencerem Joana Baptista e Maria Silva por 6-0 e 6-4, Maria Inês Fonte e Mafalda Guedes deram a vitória à ET Maia e a vantagem na diferença de sets frente às restantes equipas, que automaticamente deixou o conjunto boavisteiro de fora das contas do título.

Já se sabia que os encontros deste domingo seriam acompanhados de muitas contas, mas para além da matemática também a futurologia se está, agora, a meter ao barulho: é que a Escola de Ténis da Maia já disputou as quatro jornadas mas o Clube de Ténis das Caldas da Rainha (a outra equipa na luta pelo título) ainda volta à ação, tal como o Tennis Lovers Boavista — que apesar de ter ficado afastado do troféu mais desejado ainda pode ter influência na classificação final.

Passamos a explicar: com os resultados verificados na manhã deste domingo, a Escola de Ténis da Maia só não é campeã caso Tennis Lovers Boavista perca com o Clube Escola de Ténis de Oeiras e o Clube de Ténis das Caldas da Rainha derrote o Clube de Ténis de Braga. Neste caso, ET Maia e CT Caldas da Rainha ficariam ambas com 10 pontos e a equipa caldense teria vantagem graças ao confronto direto.

Todos os outros cenários (vitórias de Tennis Lovers Boavista e Clube de Ténis das Caldas da Rainha [1]; vitória de Tennis Lovers Boavista e derrota do Clube de Ténis das Caldas da Rainha [2]; derrotas de Tennis Lovers Boavista e Clube de Ténis das Caldas da Rainha [3]) dão vantagem à Escola de Ténis da Maia.

Como:

[1] ET Maia, TL Boavista e CT Caldas da Rainha ficariam em igualdade pontual com 10 pontos. Os regulamentos dizem que em caso de igualdade entre mais do que duas equipas, o primeiro critério de desempate é a diferença de número de encontros ganhos entre elas (terminaram todas com 2 vitórias e 1 derrota) e o segundo o número de sets ganhos. Aqui, a ET Maia tem um saldo de +1, o CT Caldas da Rainha 0 e o TL Boavista -1. 

[2] ET Maia e TL Boavista ficariam em igualdade pontual com 10 pontos. Neste caso, o confronto direto é o primeiro critério de desempate e a Maia ganhou vantagem na manhã deste domingo.

[3] A matemática fala por si: com 10 pontos, a ET Maia ficaria à frente de CT Caldas da Rainha e TL Boavista (ambas com 8).

Total
0
Shares
Total
0
Share