Marin Cilic: “Trabalhámos para isto durante muitos anos, é uma sensação incrível”

LILLE – Campeão de um torneio do Grand Slam e, agora, campeão da Taça Davis. Marin Cilic foi um dos grandes obreiros da vitória consumada pela Croácia este domingo, em Lille, e em conferência de imprensa não escondeu as emoções que rodeiam um triunfo que ficará para sempre na história do país e da competição.

“Trabalhámos para isto há muitos anos. Tivemos os nossos altos e baixos, alguns momentos difíceis mas sempre acreditámos que podíamos ganhar e é por isso que é uma sensação incrível”, começou por revelar o número 7 do mundo, que somou a 44.ª vitória da temporada ao bater Lucas Pouille em sets diretos para dar o título ao seu país.

“Faço parte da equipa desde 2006 e já vi muito ténis, muitas vitórias e também muitas derrotas. É inacreditável ter um capítulo final como este e da forma como jogámos, com este ambiente na equipa e depois de tudo aquilo por que passámos juntos”, acrescentou.

O tenista croata de 30 anos acrescentou ainda que “as estatísticas destes três encontros mostram o quão bem jogámos. Não perdemos o serviço uma única vez nos três encontros de singulares e isso deixa-nos super satisfeitos com a forma com que nos exibimos. Hoje acho que o Lucas começou muito bem, jogou alguns pontos incríveis no primeiro set e a diferença fez-se por um único ponto, no tie-break. No segundo comecei a ficar melhor e melhor e acabo muito orgulhoso com a minha exibição.”

Questionado sobre o novo formato da competição, Marin Cilic relembrou que já vinha a defender mudanças e explicou as razões: “Sempre disse que para pequenos países como o nosso este tipo de formato não era fácil de um ponto de vista financeiro, porque as federações não recebiam muito dinheiro. Em 2016 tivemos um ano recheado de sucesso mas não se fez muito para investir na formação e também é por isso que jogamos, porque adorávamos ver mais jovens a serem apoiados e acredito que com o novo formato do próximo ano as federações vão receber mais apoio financeiro e sou completamente a favor de que isso aconteça.”

Zeljko Krajan, o capitão da equipa croata, também se pronunciou sobre a conquista deste fim de semana. “É um feito inacreditável que demonstra a qualidade que temos. Esta é uma das nossas melhores equipas de sempre e é uma grande honra para mim estar aqui, com estes jogadores que conheço desde que eram pequenos e com os quais cheguei até a jogar.”

“Gostaria de lhes agradecer a todos e a toda a equipa pelo tempo que investimos. Perder a final de 2016 não foi fácil e no ano passado não conseguimos competir muito mas decidimos que íamos tentar mais uma vez, acreditámos porque sabíamos que se nos uníssemos teríamos hipóteses e por causa disso todos investiram o seu tempo.”

Total
0
Shares
Total
0
Share