Histórica: Ana Catarina Nogueira conquista o primeiro título português no World Padel Tour

Ana Catarina Nogueira

Dia histórico para o padel nacional: Ana Catarina Nogueira conquistou este domingo o título de campeã no Challenger de Arroyo de la Encomienda ao lado de Delfina Brea, tornando-se na primeira jogadora portuguesa de sempre a vencer um torneio do World Padel Tour.

24 horas depois de se ter tornado na primeira padelista lusa a selar o apuramento para a decisão de um torneio, a portuense de 40 anos (21.ª melhor jogadora do ranking, seguida logo depois pela parceira) queria ir um passo mais longe. Mas o desafio não era fácil, dado que na final as adversárias seriam nada mais, nada menos do que a espanhola Carolina Navarro e a argentina Cecilia Reiter, que formam a sexta melhor dupla do mundo e já estiveram na primeira posição.

No entanto, uma entrada perfeita deu à dupla luso-argentina a confiança necessária para desde cedo começar a criar dificuldades às adversárias e num piscar de olhos o resultado estabeleceu-se em 4-0. Com o avançar do marcador começaram, também, a agravar-se os problemas físicos de Reiter, que com cada vez mais dificuldades de movimentação não conseguiu estar à altura dos acontecimentos.

Mesmo conseguindo devolver uma das quebras de serviço, num momento de maior relaxamento por parte de Catarina Nogueira e Brea, a espanhola e a argentina voltaram a sofrer o break por parte da portuguesa e da argentina, que no jogo seguinte fecharam o primeiro set com 6-2. Minutos depois, a confirmação do que parecia ser cada vez mais inevitável: Carolina Navarro e Cecilia Reiter foram forçadas a desistir antes do começo do segundo parcial devido aos problemas físicos da segunda.

O título conquistado este domingo traduz-se em mais um passo histórico para o padel português e, claro, para Ana Catarina Nogueira. A tenista portuense começou no ténis (desporto em que se sagrou campeã nacional em três ocasiões e vice-campeã noutras seis, conquistando ainda três ITFs em singulares e três em pares) e agora adiciona aos oito títulos de campeã nacional de padel, campeã europeia por Portugal (em 2015) e recém terceira classificada no Campeonato do Mundo mais um troféu de ouro: o primeiro de um jogador ou jogadora no circuito internacional de padel.

Atualizado às 10h42.

Total
0
Shares
Total
0
Share