Thiem cumpriu (e apurou Anderson). Agora, resta-lhe esperar

Dominic Thiem foi o primeiro vencedor do dia no Nitto ATP Finals, mas se houve jogador que ficou verdadeiramente a ganhar foi Kevin Anderson: sem jogar, o sul-africano viu ser confirmado o apuramento para as meias-finais. O segundo lugar só fica decidido no encontro de logo à noite.

Depois de duas participações interrompidas na fase de grupos, o talentoso austríaco sabia que não tinha tarefa fácil pela frente para se estrear na fase a eliminar do “Masters” do circuito masculino — as duas derrotas nos dois primeiros encontros deixavam-no em muitos maus lençóis (mas ainda em jogo).

Precisava, por isso, de uma grande exibição — e resultado — para continuar a ter esperanças e nesse sentido não desiludiu, ao derrotar Kei Nishikori por 6-1 e 6-4.

Quem deixou e muito a desejar foi o tenista nipónico. Se entrou na O2 Arena com uma vitória mediática frente a Roger Federer que fez disparar as suas hipóteses de apuramento (afinal, tinha acabado de derrotar o maior alvo a abater), o número 9 mundial desfez-se rapidamente em dúvidas e grandes aglomerados de erros não forçados que numa primeira fase se traduziram numa humilhante derrota por 6-0 e 6-1 para Kevin Anderson e, numa segunda, no desaire desta quinta-feira.

Só com o início do segundo parcial frente a Thiem é que Nishikori surgiu verdadeiramente em campo. Numa altura em que ainda mantinha vivas as possibilidades de qualificação (ganhando em dois ou três sets seguiria em frente caso Kevin Anderson vencesse um set a Roger Federer), o melhor japonês da história começou, a espaços, a conseguir criar algumas dificuldades ao austríaco, que mesmo assim foi quase sempre superior e acabou por conseguir quebrar-lhe o serviço ao sétimo jogo para não mais olhar para trás.

Agora, as contas são mais simples: Kevin Anderson já está apurado e Kei Nishikori está fora do Nitto ATP Finals. Quer isto dizer que o segundo lugar ficará a cargo de Roger Federer ou Dominic Thiem, sendo o suíço quem tem tudo nas suas mãos.

Vencendo (em dois ou três sets), o recordista de títulos no torneio apura-se para as meias-finais em primeiro lugar do grupo. Perdendo em três sets Federer também passa, mas em segundo. Só uma vitória de Kevin Anderson em dois sets pode manter Dominic Thiem em jogo e mesmo aí tudo dependerá da percentagem de jogos ganhos pelo suíço (21-18 à entrada para o derradeiro encontro) e pelo austríaco (26-30 já com a vitória de hoje).

Resumindo, é um cenário muito favorável a Roger Federer…

Total
0
Shares
Total
0
Share