Pedro Sousa é o quarto português a chegar às 10 finais no circuito Challenger

Pedro Sousa 3
Fotografia: Fernando Correia/FPT 2018

Noite “redonda” para Pedro Sousa: ao vencer pela quarta vez esta semana em Guaiaquil, o tenista lisboeta de 30 anos carimbou o acesso à 10.ª final da carreira em torneios do circuito Challenger ATP, um registo até agora só alcançado por outros três compatriotas.

Gastão Elias (que já contabiliza 17 finais), João Cunha e Silva (disputou 12 ao longo de toda a carreira) e Rui Machado (também com 10) eram os únicos tenistas portugueses a terem chegado à dezena de decisões até este sábado.

Mas Pedro Sousa não se fica por aqui: porque a final na cidade equatoriana será a quinta do ano para o atual número 2 ATP (fruto do 124.º posto que ocupa no ranking ATP e que, já se sabe, voltará a ser melhorado na próxima atualização), o lisboeta torna-se no primeiro jogador luso da história a marcar presença em cinco finais de torneios da categoria Challenger numa só temporada.

De resto, é de destacar que destes quatro jogadores apenas Sousa (5-4 ainda antes da final deste domingo) e Machado (8-2) contam com registos positivos nos encontros de atribuição do título (Elias venceu 7, perdeu 10; Cunha e Silva venceu 3, perdeu 9).

Jogadores portugueses com mais finais disputadas em torneios Challenger:

  1. Gastão Elias, 17
  2. João Cunha e Silva, 12
  3. Pedro Sousa, 10 
  4. Rui Machado, 10
  5. Nuno Marques, 8
  6. João Sousa, 7
  7. Fred Gil, 7
[visualizer id=”61415″]
Total
0
Shares
Total
0
Share