Fred Gil, João Monteiro e Francisca Jorge lideram grupo de inscritos no Campeonato Nacional Absoluto

Com o mês de novembro chega o Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. Em 2018 a prova rainha do ténis português regressa ao Norte do país, com o Clube de Ténis do Porto a servir de casa entre os dias 4 e 10 (domingo a sábado), e são vários os campeões nacionais inscritos.

À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, o quadro masculino será de 32 jogadores (12 com entrada direta, 8 qualifiers, 4 wild cards e 8 byes) e o feminino de 16 (10 com entrada direta, 4 qualifiers e 2 wild cards).

Presença confirmada no quadro principal masculino têm Fred Gil (campeão em 2004, 2006 e 2007) e João Monteiro (2016), que nas últimas seis semanas disputaram entre si quatro finais de torneios Future (duas vitórias para cada lado), precisamente os dois nomes de maior destaque na prova. Para além deles, também Tiago Cação (vice-campeão de cinco torneios internacionais este ano) irá a jogo, como terceiro cabeça de série. Gonçalo Pereira, vencedor em 2009, é outro dos tenistas com entrada direta.

Em sentido inverso, os seis melhores jogadores da atualidade optaram por não participar no torneio — o campeão em título João Sousa, Pedro Sousa, Gastão Elias, João Domingues (campeão em 2011 e 2015), Gonçalo Oliveira e Frederico SilvaDaniel Rodrigues, vice-campeão em 2017, também não irá a jogo, ele que começou recentemente a estudar na Universidade da Carolina do Sul, nos EUA.

Já no quadro feminino, o nome de maior destaque é o da atual campeã nacional absoluta e de sub 18, Francisca Jorge. A tenista vimaranense chegará ao Clube de Ténis do Porto já com um título de singulares no currículo, depois de este fim de semana se ter sagrado campeã no ITF de Lousada, e terá em Maria Inês Fonte, uma das colegas de treino no Centro de Alto Rendimento, a sua maior rival.

Inês Murta, que foi vice-campeã nacional em 2014 e 2015, e Maria João Koehler (vencedora da prova em seis ocasiões, entre 2009 e 2013 e novamente em 2016, tendo sido finalista vencida há um ano) estão lesionadas e não podem competir na edição deste ano do Campeonato Nacional Absoluto.

Na fase de qualificação masculina destacam-se os nomes de Francisco Cabral (vice-campeão em 2015 e 2016, que por não estar entre os 1.000 primeiros do ranking não tem “prioridade” perante aqueles que apenas têm classificação nacional) e Gonçalo Falcão (finalista vencido no ano de 2011), e no qualifying feminino os de Matilde Jorge (campeã nacional de sub 14) e Leonor Oliveira (campeã nacional de sub 16). Tomás Luís (campeão nacional de sub 16) e Martim Leote Prata (vencedor da prova de sub 18) estão, para já, na lista de alternates.

Os 4 wild cards para o quadro principal masculino e 2 para o quadro principal feminino terão de ser entregues antes da realização dos respetivos sorteios e podem ser atribuídos a qualquer jogador, presente ou não na lista de inscritos no torneio.

Jogadores com entrada direta nos quadros principais de singulares:

[table id=60 /]

Jogadores com entrada direta no qualifying:

[table id=61 /]
Total
0
Shares
Total
0
Share