Taça Davis. João Sousa também vence e coloca Portugal a um passo da vitória

LISBOA – Dia tranquilo e rápido, muito rápido para a seleção portuguesa no CIF – Club Internacional de Foot-Ball. Depois de Pedro Sousa somar a primeira vitória para Portugal, foi a vez de João Sousa se estrear na eliminatória frente à África do Sul e aumentar a vantagem.

O número 1 nacional (e 44.º ATP) partia como claro favorito para o segundo e último encontro da jornada e não desiludiu, passando de forma contundente pelo menos cotado Nicolaas Scholtz, o número 2 deste selecionado sul-africano e atual 501.º posicionado na classificação ATP.

Os parciais (6-3 e 6-2 em 68 minutos) transparecem na perfeição o que se passou no court central do CIF: o tenista vimaranense enfrentou alguma resistência nos primeiros jogos mas a partir do sétimo conseguiu começar a fazer a diferença, colocando em evidência a discrepância que existe entre ambos ao mesmo tempo que se ia aproximando da vitória.

Com este resultado, a seleção de Portugal ganha uma vantagem de 2-0 no final do primeiro dia de eliminatória frente à África do Sul. Ou seja, uma vitória nos três encontros previstos para a jornada de sábado basta para que a equipa liderada por Nuno Marques garanta a presença no qualifying das Davis Cup Finals, em fevereiro de 2019.

Se se confirmar a “passagem”, será a terceira vez que a seleção portuguesa chega tão longe na Taça Davis: em 1994, marcou pela primeira vez presença no play-off de acesso ao Grupo Mundial, prestação que repetiu em 2017, no Centralito do Jamor, contra a Alemanha. Entretanto, já se sabe que caso Portugal marque presença no qualifying jogará ou com o Cazaquistão (fora de portas) ou com o Canadá (em solo português).

Total
0
Shares
Total
0
Share