Nikoloz Basilashvili choca Juan Martín del Potro e conquista título de Pequim

Fotografia: ATP World Tour

Domingo de festa na Geórgia, que viu o “seu” Nikoloz Basilashvili bater o número quatro mundial Juan Martín del Potro para conquistar a edição de 2018 do China Open, que distribui 4.658.510€ em prize money total e se disputa em Pequim.

Presente na sua segunda final do ano e quarta da carreira, Basilashvili, 34.º ATP, fechou com chave d’ouro uma semana praticamente perfeita (só cedeu um set, na primeira ronda contra Jack Sock) ao levar a melhor sobre um visivelmente condicionado del Potro, primeiro favorito e que se tem debatido com uma espécie de febre desde a chegada à capital chinesa, por 6-4 e 6-4, em uma hora e 39 minutos de encontro.

Depois do título em Hamburgo, o jogador de 26 anos natural de Tbilisi volta a erguer um título (curiosamente mais um de categoria ATP 500) naquela que já é, naturalmente, a melhor época da sua carreira, sabendo também que na atualização de rankings de amanhã, segunda-feira, irá atingir um novo máximo pessoal: o 23.º lugar.

Natural da Ilha do Pico, Açores. Estudante do 3.º ano do curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Amante e seguidor de ténis desde a adolescência.