Sem Nadal, a Espanha foi presa fácil para a França — que está novamente na final da Taça Davis

Benneteau e Mahut
Há 16 anos que a seleção gaulesa não alcançava finais consecutivas | Fotografia: Davis Cup

Está encontrada a primeira finalista da última final da Taça Davis como a conhecemos: a França, campeã em título, venceu este sábado um duelo europeu para garantir o acesso ao fim de semana de todas as decisões. Resta saber se joga em casa ou se atravessa o Atlântico.

Uma vez mais, o Stade Pierre Mauroy — que habitualmente recebe os jogos da equipa de futebol do Lille — foi o palco escolhido para acolher uma grande eliminatória da Taça Davis. As razões são fáceis de compreender: há largos anos que a Federação Francesa de Ténis tem boas relações com a cidade e a possibilidade de reunir, como consegue, 30.000 adeptos nas bancadas não poderia ser mais chamativa.

E aquela que à partida se esperava uma eliminatória muito equilibrada (e até complicada para a equipa da casa) tornou-se rapidamente num duelo praticamente de sentido único. Muito devido à ausência de última hora de Rafael Nadal, que depois das dores sentidas em pleno US Open — que o levaram, inclusive, a retirar-se na meia-final frente a Juan Martín del Potro — teve de parar de competir.

Mas independentemente de quem joga e não joga há que ganhar, e aí a França não falhou: depois do 2-0 na jornada inaugural, Julien Benneteau e Nicolas Mahut — os eleitos de Yannick Noah para o duelo de pares — não deram hipóteses a Marcel Granollers e Feliciano López, vencendo por claros 6-0, 6-4 e 7-6(7) em 2h06.

Para delírio das quase 30.000 pessoas que marcaram presença na “arena improvisada” de Lille, o desfecho não poderia ter sido melhor: incontestável, o que mais se deseja numa ocasião de tamanha importância. Já para os visitantes, acabou por ser um fim de semana para esquecer, para o qual a ausência da sua maior figura não serve como desculpa absoluta e que só tem a retirar pela positiva o apuramento para a fase final da primeira edição das Davis Cup Finals — o novo formato da competição, a jogar-se já no próximo ano.

E agora… Vem a espera: com a eliminatória ganha, a França parte para o terceiro dia de ténis em Lille totalmente tranquila e à espera do desfecho da outra meia-final. À entrada para a jornada deste sábado, a Croácia vencia os Estados Unidos por 2-0, pelo que uma vitória no encontro de pares (que começou mais tarde) também pode decidir a seleção vencedora.

Caso seja o conjunto europeu, a grande final da Taça Davis 2018 (marcada para os dias 23, 24 e 25 de novembro) acontecerá em solo francês. Mas se os Estados Unidos da América conseguirem dar a volta, então a final será jogada no seu território.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share