João Sousa não evita derrota e Portugal vai ter de jogar a última ronda do play-off

Depois dos pares, os singulares: João Sousa não conseguiu vencer um encontro decisivo para as aspirações portuguesas e a seleção portuguesa perdeu a primeira ronda do play-off do Grupo I da Taça Davis frente à Ucrânia, que assim garante a manutenção na “divisão”. Quanto a Portugal, terá de disputar mais uma ronda — onde jogará para não descer.

O dia começou com um encontro de pares em que João Sousa e Gastão Elias estiveram perto de devolver a liderança à equipa portuguesa — serviram a 5-4 no terceiro e último parcial — e terminou com uma vitória árdua para Sergiy Stakhovsky.

O melhor jogador da história da Ucrânia na Taça Davis voltou a exibir-se a um grande nível e desta vez conseguiu derrotar o melhor tenista português de todos os tempos pela segunda vez na época (depois de uma vitória em cinco sets na relva de Wimbledon), agora pelos parciais de 6-2, 4-6 e 6-4.

Depois de um primeiro parcial praticamente de sentido único, o encontro tornou-se equilibrado e, a espaços, João Sousa foi conseguindo criar condições para lutar pela vitória. Já na reta final do terceiro set, o triunfo parecia estar prestes a consumar-se, com o número 1 português a dispôr de quatro break points a 4-4 (três deles consecutivos), num jogo onde acabaria por desperdiçar as suas últimas oportunidades.

A derrota, para já fixada em 3-1, significa que Portugal terá de disputar a segunda e última ronda do play-off do Grupo I da Taça Davis — uma espécie de “tudo ou nada”, dado que a equipa vencedora se mantém na divisão e a derrotada desce ao Grupo II. Esse encontro, já se sabe, acontecerá em solo português, frente à África do Sul, no final do mês de outubro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share