del Potro qualifica-se para a final do US Open após desistência de Nadal ao fim de 2 sets

Nove anos depois, Juan Martin del Potro está de volta à final do US Open. Campeão da prova em 2009, o tenista argentino beneficiou da desistência de Rafael Nadal logo após se adiantar para dois sets a zero (7-6, 6-2), com o espanhol a abandonar devido a problemas no joelho.

Naquele que era o embate das meias-finais que mais expetativas gerava, o desfecho foi o menos desejado. Se por um lado tínhamos um del Potro na sua máxima força, por outro, tínhamos um Nadal longe do seu melhor, mas sempre ao seu estilo, mesmo debilitado a dar tudo em campo e a parar apenas quando já não dava para mais.

A defrontarem-se pela quarta vez nos últimos cinco Grand Slams, o número três mundial conseguiu finalmente sair vencedor deste último frente a frente menos favorável. A jogar muito bom ténis e a mostrar-se como um claro favorito ao título, o tenista natural de Tandil disparou 29 winners  em pouco mais de duas horas. Depois de um primeiro set equilibrado, rebentou a corda de Nadal, que já vinha de muitos encontros de elevada exigência.

Sem grande história no segundo parcial, o argentino acabou por dominá-lo, com o espanhol a já dar claras evidências de que muito possivelmente não teria capacidade de encerrar a partida. O médico entrou em court e minutos depois, após uma conversa, o encontro era encerrado com a retirada do campeão em título.

O triunfo frente ao maiorquino reforça o estatuto de del Potro no que toca à rivalidade frente a líderes da hierarquia. Entre os tenistas que nunca foram número 1, o argentino é o que conta com mais vitórias, contabilizando agora 10. Na segunda final da carreira a este nível, del Potro procurará o segundo título do Grand Slam frente a Novak Djokovic ou Kei Nishikori.

No que toca a Nadal, é provável que fique afastado dos courts durante algum tempo, sendo uma garantia que não vai a jogo na Taça Davis devido à proximidade do evento.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share