Especialista em medicina desportiva alerta para o perigo de jogar sob altas temperaturas

Roger Federer US
Fotografia: USTA/Brad Penner

Gérald Gremion é um especialista em medicina desportiva e, em declarações à edição online do jornal Le Matin, alertou para o perigo que correm os tenistas que estão a disputar o US Open com condições climatéricas muito duras, pronunciando-se em concreto sobre Roger Federer, que passou um mau bocado devido às condições em que o jogo frente a John Millman foi disputado.

“Não assisti ao encontro, mas pelo que li e ouvi, ele [Federer] poderia ter sofrido uma severa insolação. As consequências podem trazer fraqueza, dores de cabeça e aumento da frequência cardíaca”, afirmou o médico.

Apesar de não estar em Nova Iorque por estes dias, Gérald Gremion admite que conhece bem a cidade e que tem noção do quão árduas podem ser as condições de jogo. “Conheço bem Nova Iorque e sei como as condições de jogo podem ser difíceis. A única coisa a fazer-se nestas situações é realizar a melhor preparação possível e acho que foi isso que Federer fez, ao treinar-se durante vários dias em Nova Iorque antes do início do torneio”, apontou.

O facto de Federer ter 37 anos não altera em nada a posição de Gremion. “Ainda somos jovens, aos 37 anos. Ele poderia ter vivido o mesmo problema há 10 ou 15 anos”, assegurou.

Portanto, fica o aviso deste especialista em medicina desportiva: “Jogar encontros tão intensos com condições destas é realmente perigoso. Por vezes, brincamos demais com a saúde dos atletas. Nestas condições o suor, que tem de controlar a temperatura do corpo, pode deixar de desempenhar o seu papel e todo o esforço causa desidratação”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share