Leonardo Mayer lamenta: “É incrível. Não vão reagir até que alguém morra”

O calor, o calor, o calor. Com temperaturas entre os 35 e os 42 graus nas duas jornadas relativas à segunda ronda do US Open, é difícil o assunto do momento ser outro. E um dos jogadores que mais se pronunciou foi Leonardo Mayer, precisamente um dos tenistas que sentiu dificuldades e acabou por desistir antes do fim do encontro.

“Acho que devíamos deixar de jogar à melhor de cinco sets. Na minha opinião é uma coisa do passado. É incrível, não vão reagir até que alguém morra“, começou por dizer o tenista argentino de 31 anos, que desistiu quando perdia por 6-4, 6-4, 4-6 e 2-1 para Laslo Djere no duelo da primeira ronda, que teve início às 11h locais de terça-feira.

“Os encontros tornam-se feios e a única maneira de resolver isto é torná-los mais curtos”, continuou o atual número 43 do mundo, que afirmou ainda que “nestas condições é muito difícil jogar. Quando cheguei ao balneário havia vários jogadores deitados, todos muito cansados. O calor é insuportável.”

Dentro do court, Mayer foi ouvido a suspirar e desabafar com a sua equipa, questionando-se se devia continuar ou desistir porque se sentia como se estivessem 200 graus dentro de campo. O número pode ter sido exagerado, mas a sensação… Nem por isso.

Em Nova Iorque, os termómetros mediram temperaturas na volta dos 38 graus — esta quarta-feira estão ainda mais altos, tendo já sido registadas imagens dos números a chegarem aos 42.7 –, que na cidade norte-americana, com uma humidade muito elevada, se transformam numa sensação de calor extremo — de acordo com vários jogadores, mais difícil de suportar do que o conhecido calor de Melbourne, na Austrália.

Apesar de no circuito masculino não existir qualquer regra pensada para estas situações, a USTA optou por adotar procedimentos semelhantes aos que estão estipulados pela WTA há mais de 25 anos. Ou seja, permitir uma pausa de 10 minutos entre sets (no caso, entre o terceiro e o quarto). Pausa essa que foi aproveitada, por exemplo, por Marton Fucsovics e Novak Djokovic, que depois viria a contar que os dois jogadores recolheram aos balneários e, lado a lado, tomaram um banho de gelo entre os parciais.

Para esta quinta-feira, e porque o calor é ainda mais intolerável, a regra foi posta em prática desde início, pelo que basta um tenista optar pela pausa para se verificarem 10 minutos de “intervalo” entre os referidos sets.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share