Dia de surpresas em Hamburgo: Thiem, Schwartzman e Carreno-Busta caem nos ‘quartos’

O primeiro, segundo e terceiro cabeças de série do ATP 500 de Hamburgo caíram um por um esta sexta-feira na ronda referente aos quartos de final da prova. Respetivamente, Dominic Thiem (8.º), Diego Schwartzman (12.º) e Pablo Carreno-Busta (13.º) foram surpreendidos por um trio de adversários menos cotados que contrariou categoricamente o favoritismo atribuído aos pré-designados.

Thiem —  o principal candidato à conquista do título — caiu aos pés do chileno Nicolas Jarry (69.º) num encontro resolvido ao fim de dois tie breaks (7-6[5] e 7-6[7]). O jovem de 22 anos regista assim a melhor vitória da carreira, a primeira frente a jogadores do top 10.

A separar Jarry da final encontra-se agora o atleta da Geórgia Nicoloz Basilashvili (81.º), que levou de vencida o antigo campeão do Millennium Estoril Open (2017), Carreno-Busta, também em sets consecutivos, definidos pelos parciais de 7-6(3) e 6-4.

Antes, num duelo 100% argentino, o vencedor da edição de 2017, Leonardo Mayer (36.º) , volta a avistar o troféu de campeão no horizonte depois de eliminar o compatriota Schwartzman num confronto decidido em três partidas (6-3, 4-6 e 6-3).

Mayer marca agora encontro com o eslovaco Josef Kovalik (113.º), que no primeiro encontro do dia eliminou o brasileiro Thiago Monteiro (146.º) após uma reviravolta no marcador (3-6, 6-3 e 6-2). Curiosamente, é a segunda vez que Kovalik vence Monteiro em Hamburgo na presente edição (haviam disputado a segunda ronda da fase de qualificação, sendo que mais tarde o tenista de Fortaleza acabaria por ser repescado para o quadro principal como lucky loser).

Sem cabeças de série em prova, está garantido um vencedor fora do Top 30 mundial

É, sem margem para dúvidas, um cenário incomum em torneios de categoria ATP 500. Com todos os tubarões expulsos do lago, a luta pela glória está agora entregue aos pequenos mas corajosos peixes resistentes.

O mais cotado dos underdogs é Leonardo Mayer, atual número 36 do ranking mundial, ao passo que no polo oposto acena o seu próximo adversário, Kovalik, na distante 113.ª posição.

Bicampeão à vista?

A última vez que se registou um campeão de ranking tão baixo em torneios da categoria foi precisamente na edição transata do German Open, conquistada por… Leonardo Mayer.

Eis como está o quadro principal neste momento:

Foto de German Open Tennis Championships am Hamburger Rothenbaum.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share