Ofner, De Bakker, Klahn e Galan Riveros são os novos campeões no circuito Challenger

Fotografia: ATP Challenger The Hague Open

Na ressaca de Wimbledon disputaram-se quatro torneios de categoria Challenger que complementaram os mais cotados ATP’s de UmagBastad e Newport. Do Canadá ao Cazaquistão, passando pela Holanda e por Itália, assistiu-se a uma semana recheada de ação para todos os gostos. Enquanto pelas terras longínquas se batalhou em piso duro, no continente europeu imperou o pó de tijolo. No final, quatro novos campeões ergueram bem alto os seus troféus.

O primeiro vencedor foi consagrado na moderna cidade de Astana, em solo cazaque. Numa final onde o alemão foi língua oficial, Sebastian Ofner (207.º) levou de vencida Daniel Brands (252.º) em dois sets (7-6[5] e 6-3) e atingiu, aos 22 anos, o ponto mais alto da carreira. O terceiro cabeça de série austríaco — que no mês de maio alcançou as meias finais do Lisboa Belém Open — estreou-se em títulos na categoria e ao mesmo tempo colocou um fim à sequência de nove triunfos consecutivos por parte do adversário germânico (havia vencido Recanati).

Mais tarde, na prova de Scheveningen, o ex-número 40 Thiemo De Bakker (290.º) trouxe glória para o seu país ao sagrar-se campeão perante o seu público. Em apenas uma hora e onze minutos, o experiente atleta holandês derrotou o primeiro cabeça de série Yannick Maden (132.º) pelos parciais de 6-2 e 6-1. É o 11.º titulo Challenger na carreira do jogador de 29 anos, o 10.º em terra batida.

Do outro lado do oceano Atlântico, o norte-americano Bradley Klahn (143.º) atravessou a fronteira para finalmente, após quatro anos, voltar a erguer um troféu (o seu quinto). O californiano — quinto pré-designado na prova de Gatineau, no Canadá –, destroçou as aspirações do jovem francês Ugo Humbert (257.º), numa final decidida em dois sets pelos parciais de 6-3 e 7-6(5).

Por fim, o torneio italiano de San Benedetto foi palco de mais um estreia em títulos no circuito Challenger. Na final mais disputada a este nível, o colombiano Daniel Galan Riveros (226.º) ultrapassou o espanhol Sergio Gutierrez Ferrol (233.º) numa batalha de três sets decidida pelos parciais de 6-2, 3-6 e 6-2.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share