Federer e o segredo de mais uma vitória rápida: “Tomei boas decisões com base no primeiro set”

Roger Federer
Fotografia: AELTC/Wimbledon

Uma hora e vinte e nove minutos. Foi este o tempo gasto por Roger Federer no Centre Court do All England Club nesta quarta-feira, com o suíço a somar mais uma vitória em parciais diretos para chegar aos 26 sets ganhos de forma consecutiva no torneio de Wimbledon.

A vitória sobre Lukas Lacko não foi surpreendente, mas a forma como o campeão em título se apresentou na pancada de serviço deixou, sim, muito boas impressões. Afinal, Federer não enfrentou um único ponto de break e venceu 93% dos pontos disputados na sua primeira bola, pelo que foi esse um dos assuntos mais abordados na conferência de imprensa.

“Há dias em que corre melhor do que outros e às vezes o serviço dá-se melhor com uns jogadores. O importante é que quando queres servir penses que todos os pontos valem o mesmo, que a mentalidade ponto a ponto te faça pensar que o primeiro ponto é tão importante quanto um break point”, começou por dizer Federer, que aos 36 anos procura o 9.º título no All England Club.

A lógica do suíço aplica-se não só ao serviço como aos restantes elementos do jogo, e segundo ele foi esse o segredo principal de mais uma vitória rápida. “É importante que a concentração seja a mesma nos mais variados momentos e que te lembres das coisas que vais fazendo ao longo do encontro, das que funcionam e das que não funcionam. Assim deixei de precisar de tanto tempo entre pontos para fazer essa análise e pude ser muito mais rápido. Mais do que servir bem, foi servir e tomar boas decisões nas pancadas que se seguiram e fui fazendo isso cada vez melhor à medida que o encontro evoluiu. Tomei boas decisões baseado no que aconteceu no primeiro set.”

Também a relva foi motivo de questão para Roger Federer, que destacou os aspetos que, no seu entender, o fazem exibir-se a um nível tão alto e consistente nesta superfície: “A relva ajuda o meu slice e o jogo de pés é mais fácil para mim do que para outros, porque tenho um bom equilíbrio e não sinto diferenças quando passo para a relva. Também tenho uma boa velocidade no serviço e consigo servir em quick e em slice, o que me ajuda a ganhar alguns ‘pontos grátis'”.

O próximo adversário do jogador suíço será o alemão Jan-Lennard Struff, que saiu vitorioso de uma “maratona” com Ivo Karlovic, por 6-7(5), 3-6, 7-6(4), 7-6(4) e 13-11.

Atualizado às 19h03 de quarta-feira, dia 4.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share