Fim das dúvidas: Wimbledon coloca Serena Williams entre as cabeças de série

Serena Williams
Fotografia: Joel Marklund/AELTC

Era um dos assuntos “pendentes” até esta quarta-feira e que finalmente ficou esclarecido: Serena Williams, vencedora do torneio de Wimbledon em sete ocasiões e atual número 183 do mundo, será a 25.ª cabeça de série no All England Club.

Regressada aos courts depois de mais de um ano de ausência por ter sido mãe pela primeira vez, a tenista norte-americana, atualmente com 36 anos, vinha a ser assunto ao longo das últimas semanas. Porque se as cabeças de série são definidas de acordo com a classificação da semana anterior ao início de um torneio, o facto de Serena ter estado ausente do circuito por ter sido mãe, e não devido a uma lesão, deu origem a uma nova discussão sobre a regra.

Ponderada a situação, os responsáveis do Grand Slam britânico optaram por colocar Williams entre as pré-designadas. Assim, a ex-número 1 mundial será a 25.ª cabeça de série, “empurrando” a eslovaca Dominika Cibulkova (que seria a 32.ª) para fora desta lista e evitando, desde logo, encontros com as principais candidatas nas primeiras rondas.

No quadro masculino, a organização do torneio de Wimbledon criou uma fórmula que valoriza os resultados obtidos pelos jogadores em torneios de relva (razão pela qual, por exemplo, Roger Federer é o primeiro cabeça de série mesmo tendo perdido a posição para Rafael Nadal esta segunda-feira). No quadro feminino, no entanto, isso não acontece e o habitual é a lista seguir a tabela classificativa.

Em Roland Garros, há cerca de um mês, Serena Williams não foi cabeça de série e acabou por medir forças com duas cabeças de série nas três primeiras rondas: primeiro Ashleigh Barty (17.ª), depois Julia Goerges (11.ª) — iria ainda medir forças com a 28.ª, Maria Sharapova, mas desistiu antes do tão aguardado encontro da quarta ronda.

Lista de cabeças de série:

  1. HALEP, Simona
  2. WOZNIACKI, Caroline
  3. MUGURUZA, Garbiñe
  4. STEPHENS, Sloane
  5. SVITOLINA, Elina
  6. GARCIA, Caroline
  7. PLISKOVA, Karolina
  8. KVITOVA, Petra
  9. WILLIAMS, Venus
  10. KEYS, Madison
  11. KERBER, Angelique
  12. OSTAPENKO, Jelena
  13. GOERGES, Julia
  14. KASATKINA, Daria
  15. MERTENS, Elise
  16. VANDEWEGHE, Coco
  17. BARTY, Ashleigh
  18. OSAKA, Naomi
  19. RYBARIKOVA, Magdalena
  20. BERTENS, Kiki
  21. SEVASTOVA, Anastasija
  22. KONTA, Johanna
  23. STRYCOVA, Barbora
  24. SHARAPOVA, Maria
  25. WILLIAMS, Serena
  26. GAVRILOVA, Daria
  27. SUAREZ NAVARRO, Carla
  28. KONTAVEIT, Anett
  29. BUZARNESCU, Mihaela
  30. PAVLYUCHENKOVA, Anastasia
  31. ZHANG, Shuai
  32. RADWANSKA, Agnieszka
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share