Nuno Marques: Primeiro português a vencer um top 100 foi há 30 anos

Nuno Marques
Fonte: website oficial da Federação Portuguesa de Ténis
[texto de opinião originalmente publicado no website da Federação Portuguesa de Ténis]

Tinha acabado de completar 18 anos há pouco mais de dois meses e teve uma estreia abençoada nas provas do então chamado ‘Grand Prix’. Estamos a falar de Nuno Marques que, em junho de 1988, tornou-se no primeiro português a derrotar um top 100 mundial.

Aconteceu em Atenas, Grécia, e o adversário era um nome bastante respeitado no circuito. Trata-se do espanhol Fernando Luna, campeão do seu país em 3 ocasiões (1977, 1980 e 1981), um verdadeiro especialista em pó de tijolo, e o português levou a lição bem estudada para seguir em frente, ganhando a primeira ronda por 6-2 e 7-6.

Luna tinha 30 anos e ocupava o 81º lugar do ranking mundial. Marques tinha a ‘inocência’ de figurar num modesto 232º posto na hierarquia ATP, posição essa, no entanto, suficiente para estar debaixo dos holofotes dos agentes internacionais.

Para o tenista do Boavista, orientado por Luís Sousa, não seria preciso esperar muito tempo para ter contratos por bónus de roupa e equipamento e captar as atenções de patrocinadores.

A fama do jovem portuense vinha de muito longe e com 12 anos enchia as primeiras páginas da imprensa portuguesa por ter conseguido um feito inédito ao ser vice-campeão europeu em Blois, França, para menores de 12 anos.

Perderia para o soviético Andrei Cherkasov, mas o que Nuno Marques trouxe ao ténis português, tal como João Cunha e Silva (nº 1 mundial de juniores em 1985) foi uma alma nova, uma diferente perspectiva de abordagem nacional, ‘obrigando’ a uma outra capacidade de resposta de todos os agentes.

Para quem com 16 anos e 65 dias fez a sua estreia na Áustria, pela Seleção Nacional da Taça Davis, ainda hoje um recorde, estava desenhada uma bonita carreira internacional.

Nessa altura pouco se ligava aos feitos dos tenistas portugueses e não havia muitos elementos comparativos. Tudo era novo. Estava-se a descobrir um mundo novo e aquele miúdo que aprendeu a jogar ténis com o seu pai, Joel Marques, no Clube de Ténis do Porto (que este ano festeja o 50º aniversário) deu um forte impulso à modalidade.

A primeira vitória portuguesa frente a um top 100 foi obtida por Nuno Marques há 30 anos. Aqui fica o registo e o desafio para outros jogadores conquistarem outras tantas vitórias.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share