Aos 17 anos, Molleker bate Struff e estreia-se a vencer no circuito ATP

Rudolf Molleker-18
Fotografia: Mercedes Cup

Está encontrada a nova coqueluche do ténis alemão. No torneio ATP de Estugarda — prova que decorre ao longo da presente semana — Roger Federer assume-se distintamente como a grande figura da competição.

No entanto, embora numa escala bastante inferior, o suíço terá de dividir as atenções com a jovem promessa Rudolf Molleker, que esta segunda-feira tornou-se no terceiro jogador nascido no século XXI a vencer um encontro no ATP World Tour (depois de Felix Auger-Aliassime e Nicola Kuhn).

O jovem alemão nascido em Sieverodonetsk, na Ucrânia, triunfou sobre o compatriota Jan-Lennard Struff — ex top 50 mundial e atualmente na 65.ª posição do ranking — em três sets definidos pelos parciais de 6-4, 6-7(5) e 6-3.

A vitória, pautada em grande parte pelos 26 ases disparados por Molleker, permite ao wild card avançar até aos oitavos de final onde irá defrontar o segundo cabeça de série Lucas Pouille.

No final do confronto, o ‘miúdo’, naturalmente eufórico, não resistiu em confessar: “Nunca mais vou esquecer este momento. O Struff é o melhor jogador que alguma vez bati”, afirmou, citado pelo website do ATP World Tour.

Apesar do choque, a verdade é que Molleker já havia dado indícios de todo o potencial que agora evidencia ao mais alto nível. Há sensivelmente um mês, o prodígio apresentou-se ao universo tenístico com a conquista da torneio Challenger germânico de Heilbronn.

Atingida esta milestone, estabelece-se como o segundo jogador de 17 anos a triunfar no circuito em 2018 (o primeiro foi Auger-Aliassime). E se no mês transato levantou o troféu após se estrear a vencer em provas da categoria, resta agora acompanhar atentamente o seu percurso na Mercedes Cup, onde irá tentar — numa tarefa exponencialmente mais dificultada — repetir a façanha.

António Vieira
Natural de Lisboa e licenciado em Gestão, vê no Ténis uma extraordinária modalidade com vasto potencial a ser explorado em Portugal. Tem como principal objetivo a contribuição no seu crescimento partilhando com o Mundo a sua espetacularidade.