Ainda com 14 anos, Tomokazu Harimoto derrota campeão mundial e olímpico e conquista mais um título

Tomokazu Harimoto
Fotografia: Jan Brychta

Tomokazu Harimoto. Uma e outra vez, enquanto a história tiver lugar para os feitos quase inacreditáveis do jovem japonês de 14 anos. Este fim de semana, o mesatenista volta a estar em destaque porque derrotou nada mais, nada menos do que o atual campeão olímpico de equipas, Zhang Jike, para conquistar o segundo título da carreira no circuito profissional. Este, em festa.

Se a tenra idade leva a crer que Harimoto ainda pertence ao circuito juvenil, os feitos recentes deste jovem desportista nipónico apontam na direção oposta: é ao circuito profissional que pertence e por cá promete ficar durante muito tempo. Vamos por partes, e recapitulando.

Em dezembro de 2016, Tomokazu Harimoto tornou-se no campeão mundial de juniores mais novo da história. Tinha apenas 13 anos e… 16 dias. Meses mais tarde, em junho de 2017, voltou a dar cartas — mas já “entre os crescidos” e no maior palco do ténis de mesa: o Campeonato do Mundo, onde derrotou o medalhista de bronze dos últimos Jogos Olímpicos no encontro de estreia e chegou aos quartos de final.

Determinado em continuar a escrever história, o japonês conquistou, apenas dois meses mais tarde, o primeiro título da carreira no circuito mundial. Tinha apenas 14 anos e 61 dias e, claro, fez o que nunca ninguém tinha feito com tão tenra idade.

Este fim de semana, a 10 de junho de 2018 e a duas semanas de celebrar o 15.º aniversário, voltou a fazê-lo — agora em casa: no Japan Open, Tomokazu Harimoto venceu Zhang Jike, que no Rio de Janeiro conquistou o ouro em equipas e prata em singulares e quatro anos antes, em Londres, tinha conquistado duas medalhas de ouro (entre muitas outras nos campeonatos do mundo), por incríveis 11-8, 11-9, 11-7, 3-11, 2-11 e 11-6 numa final imprópria para cardíacos que aconteceu em Kitakyushu, uma das cidades japonesas que está mais próxima da Coreia do Sul.

O resultado, claro, só podia levar a um estado de êxtase todos os presentes no complexo, como se comprova através deste vídeo partilhado pela Federação Internacional de Ténis de Mesa:

ITTF Japan Open: Harimoto is the Champion!

HE DID IT WITH AN ACE! 14 year old Harimoto has defeated Zhang Jike to become the #ITTFWorldTour Japan Open champion! Unbelievable scenes here in Japan.

Publicado por International Table Tennis Federation em Domingo, 10 de junho de 2018

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share