À terceira foi de vez: Dominic Thiem marca lugar na final de Roland Garros

Fotografia: FFT

Vinte e três anos depois, um tenista austríaco vai disputar a final de Roland Garros. Dominic Thiem foi o obreiro dessa façanha, esta sexta-feira, ao garantir pela primeira vez na carreira um lugar na final de um torneio do Grand Slam.

Semifinalista nas últimas duas edições, onde acabaria por cair para Novak Djokovic em 2016 e para o rei da terra batida, Rafael Nadal em 2017, o número oito mundial conseguiu finalmente superar essa barreira e aceder assim ao dia de todas as decisões depois de bater a grande surpresa da prova, Marco Cecchinato (72.º), por 7-5, 7-6(10) e 6-1.

A jogar frente ao italiano pela terceira vez no circuito profissional, sendo que o último embate datava de 2014, na altura com Thiem a igualar ao mano a mano entre ambos, o jogador de 24 anos (assim como o transalpino) procurava tornar-se no tenista mais jovem a chegar à final de Roland Garros desde Rafael Nadal em 2010.

Quanto a Cecchinato, que chegara a Paris sem qualquer triunfo em quadros principais de torneios do Grand Slam, (derrotou, entre outros, Carreño Busta, Goffin e Djokovic na caminhada até às meias-finais) e tinha a curiosidade de poder ser o tenista com ranking mais baixo a aceder à final de Roland Garros desde 1999 (Medvedev era 100.º na altura).

Num encontro disputado perante um Court Philippe Chatrier cheio, o embate não poderia ter começado da melhor maneira para o mais cotado dos dois tenistas. Thiem entrou forte, a jogar um ténis muito pesado como lhe é característico e rapidamente conseguiu o primeiro break da partida. O break viria ser recuperado ao 8.º jogo, com o siciliano a passar para a frente a 5-4. Thiem viria a empatar o parcial, vencendo o dois jogos seguintes para se adiantar.

O enorme equilíbrio manteve-se ao longo de quase todo segundo set. O parcial não teve qualquer quebra de serviço nos 12 primeiros jogos, e foi mesmo no tie-break que tudo se decidiu. Thiem voltou a ser o jogador mais corajoso, tomando a iniciativa e salvando dois set points num tie-break em que precisou de cinco para fechar.

A vencer por dois sets a zero, Thiem foi pela primeira vez claramente superior, talvez pelo desalento do seu adversário que tinha a dura tarefa de fazes algo que apenas conseguiu por uma ocasião: vencer três sets consecutivos depois de perder os dois primeiros. O austríaco acabaria por dominar o set a seu bel-prazer, aproveitando o fosso conseguido através de dois breaks alcançados no início da partida.

Atingida a tão ambicionada final, Thiem torna-se no segundo tenista nascido nos anos 90 a chegar a uma final de um torneio Grand Slam, aguardado pelo aliciante embate entre Rafael Nadal e Juan Martin del Potro para conhecer o último obstáculo que o separa de um final de sonho no torneio parisiense.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share