Söderling e o domínio de Nadal em Roland Garros: “Acho que nunca veremos nada assim”

Robin Soderling-Rafa Nadal

Robin Söderling foi o primeiro tenista a infligir uma derrota a Rafael Nadal em Roland Garros. Nove anos depois de ter chocado o mundo ao eliminar o tenista espanhol na quarta ronda do Grand Slam parisiense (6-2, 6-7[2], 6-4 e 7-6[2]), o antigo número 4 do ranking regressou ao torneio esta semana pela primeira vez desde 2011 e, à conversa com a imprensa, o nome do maiorquino veio, obviamente, à baila.

“Ele ainda cá está e com a possibilidade de vencer pela 11.ª vez. Acho que nunca veremos nada assim, pelo menos não enquanto eu for vivo”, começou por dizer o ex-tenista sueco, agora treinador do seu jovem compatriota Elias Ymer (122.º), esta quinta-feira, em conferência de imprensa.

“É incrível e diz muito sobre ele [Nadal]. E o que mais me impressiona é que ele parece ter a mesma vontade ou mais vontade ainda do que quando ganhou pela primeira vez. Não perdeu nenhuma motivação. É incrível de se ver”, afirmou.

“Eu diria que ele é tão bom agora como era antes e é fantástico. Ele tem 32 anos, mas se conseguir manter-se sem lesões, nada nos diz que não possa ganhar mais duas, três, quatro vezes. É inacreditável”, acrescentou.

Como não podia deixar de ser, dado que foi, a par de Novak Djokovic, o único tenista a derrotar Nadal nas 86 partidas que o espanhol disputou em Paris, Söderling foi convidado a dar a sua opinião sobre o que é preciso para bater Nadal em Roland Garros: “A única hipótese para os jogadores de agora é serem muito agressivos. Vencê-lo na terra batida em cinco sets é ainda mais difícil. É uma tarefa muito complicada e é preciso correr riscos, mas não é impossível”, disse.

O agora treinador, de 33 anos, considera que para vencer Nadal é preciso ter a mentalidade certa e deu o exemplo do que diria a um pupilo seu: “Eu diria que não podemos pensar no quanto temos que fazer. Porque se pensarmos “oh, tenho que vencer três sets na terra ao Rafa” a coisa fica muito complicada.”

“É importante que ele [o pupilo] mostre a si mesmo, que mostre ao Rafa e a toda a gente, que está em court para ganhar. Às vezes vejo muitos jogadores de topo a entrar em court contra o Rafa na terra batida e que esperam ganhar, mas não acreditam que o vão conseguir. Penso que é muito importante que mostres a toda a gente que estás em court para vencer”, concluiu.

Robin Söderling encontra-se a passar pela sua primeira experiência enquanto treinador. O ex-tenista acompanha o compatriota Elias Ymer há cerca de um ano e desde então o jovem tenista de 22 anos subiu mais de 100 posições no ranking ATP, estando muito perto de entrar nos 100 primeiros colocados.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share